Bauru e Marília têm queda no potencial de consumo das famílias, aponta pesquisa


Estudo IPC Maps 2023 mostra crescimento de 1,5% no indicador em âmbito nacional, mas queda nas principais cidades do centro-oeste paulista. Levantamento, no entanto, também tem dados positivos para a região, como aumento no número de empresas nesses municípios. Bauru (SP) e outras regiões fora de áreas metropolitanas tiveram desempenho pior no IPC Maps 2023
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A pesquisa IPC Maps 2023 mostra que Bauru e Marília (SP) apresentam queda no potencial de consumo das famílias deste ano em comparação com 2022, quando se leva em conta a inflação oficial.
Em Bauru, a queda esperada é de 0,69%, com um potencial de consumo de R$ 17,2 bilhões em 2023. Para Marília, é estimada queda ainda maior, de quase 5% (4,85%), com potencial de consumo de R$ 9,9 bilhões no ano.
Com os resultados de 2023 do IPC Maps, Bauru caiu da 14ª posição, no ranking estadual, para o 16º lugar. Marília, por sua vez, foi da 32ª posição para a 33ª.
Análise
Segundo Marcos Pazzini, responsável pela pesquisa, o crescimento real do potencial de consumo no Brasil, em 2023, é de 1,5%.
“Diferente dos últimos anos, as regiões metropolitanas cresceram mais do que as regiões do interior do Brasil, como em Bauru e Marília, mas isso não deve se repetir tão em breve”, afirma Marcos.
Ele explica que em 2021, com a pandemia e o home office, muitas empresas deixaram as grandes cidades, o que fez o aluguel cair.
“Com isso, no ano passado houve um refluxo, com outras empresas voltando para as áreas metropolitanas, movimento ainda sentido agora, mas com prazo para acabar”.
Marcos Pazzini, responsável pela pesquisa IPC Maps 2023
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A presença dessas empresas, segundo o responsável pelo estudo, significa a existência de mais empregos, mais renda e maior potencial de consumo, mas nem sempre imediatamente.
“A boa notícia é que o número de empresas aumentou tanto em Bauru, quanto em Marília, em 2023, e isso deve impactar no crescimento do potencial de consumo local nos próximos anos”, detalha.
Bauru
O IPC Maps mostra aumento de 56,6 mil para 59,3 mil empresas em Bauru, a maior parte delas, 34,9 mil, vinculada ao setor de serviços. Todos os setores da economia local apresentaram incremento no total de empresas.
O principal potencial de consumo das famílias em Bauru, com R$ 4,6 bilhões, diz respeito à habitação, seguido da categoria outras despesas (R$ 3,2 bilhões), veículo próprio (R$ 1,9 bilhão) e alimentação no domicílio (R$ 1,3 bilhão).
Em 2023, a pesquisa mostra o crescimento na quantidade de domicílios pertencentes às classes B e C, respectivamente chegando a 29,7% e 52,1% do total bauruense. Já as classes A e D/E representam 4,3% e 13,9% do total.
Marília
Marília (SP) teve aumento no número de empresas, mas perdeu indústrias, segundo estudo
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Em Marília, a pesquisa mostra o crescimento de 35,3 mil para 37 mil empresas de 2022 para 2023, com o fechamento de 244 indústrias. O principal segmento da cidade é o de serviços, com 20,2 mil negócios.
Entre as famílias que moram na cidade o principal potencial de consumo envolve habitação, com R$ 2,6 bilhões. Depois aparecem outras despesas (R$ 1,6 bilhão), veículo próprio (R$ 1 bilhão) e alimentação no domicílio (R$ 780 milhões).
De 2022 para este ano a pesquisa mostra que a classe A se manteve como representante de 3,5% dos domicílios marilienses, com queda no índice da classe D/E para 18,5% do total. Já as classes B e C cresceram respectivamente para 25,4% e 52,6%, respectivamente.
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