Projeto “Bombeiros nas Escolas” propõe criação de brigadas de incêndio nas escolas municipais de Marília


O programa, previsto para iniciar em agosto, será direcionado aos estudantes do 4º ano das escolas de tempo integral. Representantes do Corpo de Bombeiros e do poder público definiram a implantação do programa “Bombeiros na Escola” já para o início do segundo semestre
PMM/Divulgação
Encontro realizado entre representantes da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, e do 1° Subgrupamento de Bombeiros do 10°GB (Grupamento de Bombeiros), definiu o cronograma de implantação do programa “Bombeiros nas Escolas” e a realização do treinamento de formação das brigadas de incêndio das unidades escolares municipais. Segundo previsão da Secretaria de Educação, mais de 1,7 mil estudantes devem participar do projeto.
O programa “Bombeiros nas Escolas” terá início no mês de agosto e será direcionado, incialmente, aos alunos do 4º ano das escolas de tempo integral para, em seguida, atender aos alunos do 4º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Ciclo I, contemplando um total de 1.714 alunos. O programa tem como objetivo ensinar os estudantes a identificar e evitar situações de risco, bem como aprender a agir em situações de emergência e aplicar primeiros socorros.
Segundo dados da ONG Criança Segura, acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Por ano, mais de 3,3 mil meninas e meninos morrem por esse motivo e outras 112 mil crianças são internadas em estado grave.
A parceria entre a Secretaria da Educação e o Corpo de Bombeiros tem como objetivo o direcionamento na formação integral dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania.
O Programa
O programa “Bombeiro na Escola” consiste no encontro de um Bombeiro Educador, com alunos do 4º e/ou 5º anos do ensino fundamental I ou do 8º e/ou 9º anos do ensino fundamental II, com duração média de 4 horas/aula, sendo realizado em dois ou quatro encontros.
O material de apoio (cartilha) foi elaborado por bombeiros e especialistas e é direcionado à faixa etária do nível de escolaridade atendida pelo programa. Segundo a cartilha que será distribuída nas escolas, “as crianças e adolescentes que participam do programa, muito além do conhecimento adquirido, são vetores de cidadania para as famílias e comunidades, pois o ensino fornecido pelos Bombeiros Educadores transcende as salas de aula”.
Entre os temas ministrados estão assuntos como acionamento do Corpo de Bombeiros, tetraedro do fogo, classes de incêndio, conduta correta em caso de incêndio, entre outros de grande relevância.
Brigadas
Durante o encontro, foi acordado ainda o treinamento e formação das Brigadas de Incêndio para os servidores das unidades escolares do Sistema Municipal de Educação de Marília, que será realizado através de curso teórico (formato remoto) e curso prático presencial. A proposta é que os servidores passem pelo treinamento e que sejam capacitados para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros.
Quer saber tudo o que acontece na cidade? Confira mais notícias de Marília aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.