Inscrições para edição do ‘Filma Bauru’ estão abertas até 31 de julho; veja como participar


Podem participar das mostras curtas-metragens de ficção, animação e documentário, curtas experimentais, videoclipes e videoartes que foram produzidos nos últimos três anos em municípios do estado de São Paulo. Mostra é realizada em praças e locais ao livre de Bauru
Divulgação
As inscrições para a quinta edição do Filma Bauru – Festival de Cinema do Interior, que promove a circulação de obras audiovisuais produzidas em Bauru e demais cidades do interior e litoral do estado, começaram estão abertas até o fim deste mês de julho.
Podem participar das mostras curtas-metragens de ficção, animação e documentário, curtas experimentais, videoclipes e videoartes que foram produzidos nos últimos três anos em municípios do estado de São Paulo, exceto na capital. O evento é totalmente gratuito e em formato híbrido.
Com quatro edições já realizadas (2014, 2018, 2019 e 2021), o Filma Bauru busca ampliar a formação de público para produções cinematográficas regionais através de mostras não-competitivas e competitivas, bem como promover atividades formativas e a fomentação deste mercado no interior, favorecendo a descentralização das atividades culturais historicamente concentradas nas capitais do país.
As inscrições para as oficinas e ações formativas serão abertas em breve.
Formato híbrido
Neste ano, além das transmissões online, o festival retoma a execução de sessões presenciais, tradicionalmente feitas em auditórios e praças públicas de Bauru. Elas foram suspensas excepcionalmente na edição de 2021, devido à pandemia da Covid-19.
As exibições dos produtos selecionados serão realizadas de 3 a 7 de outubro de 2023, com premiação do curta-metragem que for melhor avaliado nas quatro categorias da mostra competitiva.
“Inclusive, um dos pilares do evento é a acessibilidade. Assim, todas as obras participantes serão gratuitamente traduzidas em libras por uma intérprete contratada pela organização do festival, e as apresentações e cerimônias terão janela de libras”, ressalta Paula Marques, coordenadora geral da quinta edição do Filma Bauru.
Inscrições
As inscrições dos filmes, tanto para as mostras competitivas quanto para as não-competitivas, devem ser feitas até 31 de julho, em formulário disponível no site do Filma Bauru. Não existe limite de inscrição por realizador, mas a obra precisa estar dentro dos critérios estabelecidos pelo regulamento.
Podem se inscrever na mostra competitiva diretores (as) ou produtores (as) que residam em cidades do estado de São Paulo, exceto a capital. O curta-metragem precisa ter sido produzido entre 2021 e 2023 e ser do tipo documental, ficcional ou de animação. A produção precisa ter duração de até 20 minutos e pode possuir qualquer classificação indicativa.
Podem participar da mostra não competitiva diretores (as) ou produtores (as) que residam também em cidades do estado de São Paulo, exceto a capital.
Os produtos inscritos nessa categoria precisam ter sido produzidos entre 2021 e 2023; ter até 20 minutos e categoria livre; e ser um curta-metragem, videoclipes, videoartes ou outros formatos não contemplados pela mostra competitiva.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.