No dia do aniversário da emissora, Tem Notícias 1ª edição será apresentado direto da Praça Rui Barbosa, a partir das 11h45 deste sábado (6). Além de assistir ao jornal ao vivo, moradores podem aproveitar as atividades oferecidas no local. Bauru (SP) é o maior município do centro-oeste paulista
Reprodução
O projeto que comemora 20 anos da TV TEM, intitulado “Caravana 20 anos”, chega ao seu 20º e derradeiro destino neste sábado (6), em Bauru (SP), no dia do aniversário da emissora.
Antes de desembarcar na maior cidade do centro-oeste paulista, a celebração do aniversário da emissora passou pelas cidades de Jaú, Lins, Santa Cruz do Rio Pardo, Tupã, Bastos, São Manuel, Pardinho, Assis, Pederneiras, Paraguaçu Paulista, Cândido Mota, Pompeia, Barra Bonita, Marília, Ibitinga, Garça, Lençóis Paulista, Ourinhos e Botucatu (SP).
A partir das 11h45, o TEM Notícias 1ª edição, chamado de TN1, será apresentado por Yonny Furukawa e Daniel Schafer na Praça Rui Barbosa, na região central da cidade.
Além de acompanhar os bastidores do jornalismo regional, haverá uma série de atividades para a população no local:
Sedecon Móvel com atendimentos a microempreendedores e vagas do Emprega Bauru
Vacinação da Influenza para os públicos prioritários
Orientação e prevenção do câncer bucal
Testes rápidos para a sífilis e HIV
Atualização do Cadastro Único
Cadastramento para a castração gratuita de animais de famílias em situação de vulnerabilidade
Distribuição de mudas de árvores
Orientações para a prevenção da dengue e leishmaniose
Orientações para evitar a proliferação de escorpiões
Educação ambiental
Sebrae Móvel
Apresentações da Banda e Orquestra Municipal de Bauru
Brinquedos para as crianças
Apresentação de jazz
Biblioteca Móvel
Jogos interativos de Educação Patrimonial, simulador de passeio de Maria Fumaça e exposição ‘Ferrovia sob lentes’ – simulador com óculos 3D
Educação para o trânsito
Oficina de horta caseira
Jogo sobre reciclagem e sustentabilidade
Jogo sobre moda sustentável do Senac
Impressora 3D, com apresentação de projetos e divulgação dos cursos do Senai
Van de prevenção de acidentes e apresentação de cursos do Sest/Senat
Exposição de materiais e curiosidades do Jardim Botânico
Exposição interativa por meio de jogos e dinâmicas sobre animais e sua conservação promovida pelo Zoológico
Informações educativas sobre queimadas e reciclagem
Praça Rui Barbosa em Bauru
Priscila Medeiros
A Caravana TV TEM se estende até este sábado (6). A cada sexta-feira, a celebração percorreu uma cidade diferente da área de cobertura.
Nesta última semana, o projeto está sendo realizado desde quinta-feira (4), quando a Caravana visitou Ourinhos, na quinta-feira (4), e Botucatu, na sexta-feira (5). Bauru é a última parada do projeto no centro-oeste paulista.
Nas outras áreas de cobertura da TV TEM, a Caravana desembarca em Sorocaba (SP). Já na região noroeste do estado, é o município de São José do Rio Preto (SP) que recebe o projeto.
Caravana 20 anos: TV TEM comemora duas décadas com programação especial pelas cidades do interior de SP
Reprodução/TV TEM
Conheça a cidade
Com mais de 350 mil habitantes, Bauru, cujo território é de 674 km², é o maior município do centro-oeste paulista.
Embora emancipada em 1896, a história da fundação de Bauru data de quarenta anos antes, com a chegada dos primeiros desbravadores, Felicíssimo Antônio de Souza Pereira e Antônio Teixeira do Espírito Santo, que ali se estabelecerem e promoveram a construção de casas rústicas, sendo acompanhados posteriormente de novos moradores.
No entanto, o que marcou o desenvolvimento de Bauru foi a construção da Estrada de Ferro Sorocabana. Iniciada na primeira década de 1900, esses trilhos ligaram a cidade de Bauru à capital, o que possibilitou também acesso a muitas outras cidades.
A cidade também é conhecida por um sanduíche, que possui o mesmo nome de bauru. Criado por Casimiro Pinto Neto em uma um bar de São Paulo, em 1934, quando era aluno da Faculdade de Direito da USP.
A receita, apesar de mudar muito em outras regiões do Estado, tem como base o pão francês, rosbife, fatias de tomate, picles e queijo derretido. O prato deu ao município a alcunha de ‘Cidade Lanche’.
Sanduíche bauru é patrimônio cultural do estado de SP
Ponto Chic/Divulgação
Bauru também se orgulha por abrir caminho por meio do conhecimento. A cidade é um polo universitário e abriga campi como os da USP e Unesp, duas das maiores universidades da América Latina.
Com 783 cursos oferecidos, a cidade possui 39 instituições de ensino superior, distribuídas entre faculdades, centros universitários, universidades, institutos federais e escolas do governo.
De acordo com os dados disponibilizados pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), só em 2017 foram registrados 26.887 universitários matriculados e formados no município.
Unesp de Bauru
Reprodução/TV TEM
A cidade também abrigou o maior de todos da história do futebol: Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. Embora nascido em Três Corações (MG), foi em Bauru que Edson se transformou em Pelé, o apelido reconhecido em todo o mundo.
Foi durante as aulas na escola estadual Ernesto Monte que o menino Edson recebeu o apelido que inicialmente não gostou nem um pouco, como ele mesmo contou durante uma entrevista, e chegou até a ser suspenso por brigar com os colegas que começaram a chamá-lo assim. Mas ele o consagrou anos mais tarde.
Outro símbolo de Bauru é o seu aeroclube. O local foi projetado pelos mesmos engenheiros que, nos anos 30, conceberam a gloriosa Estrada de Ferro que fez da cidade de Bauru uma de suas principais estações e ponto estratégico no estado de São Paulo: a Noroeste do Brasil.
O local se mantém como o aeroclube que está há mais tempo funcionando ininterruptamente, e a escola de aviação do aeroclube de Bauru já formou milhares de pilotos de destaque nacional, além de ser reconhecida como celeiro de pilotos campeões de voo a vela.
Aeroclube de Bauru traz charme e aventura para os Altos da Cidade em Bauru
Alan Schneider/G1
Dentre os alunos destaques, há celebridades como o Coronel Ozires Silva, fundador da Embraer, ex-presidente da Petrobras e ex-ministro da infraestrutura, e o Major Marcos Pontes, o primeiro brasileiro selecionado para participar como astronauta de uma missão espacial da NASA.
Desde 1949, o aeroclube de Bauru ocupa o primeiro lugar do ranking nacional do voo a vela, sendo esta marca esportiva um orgulho da cidade que já reconheceu, até mesmo através de lei, o “Dia Municipal do Volovelista”, data comemorada, em âmbito local.
Inaugurado em 24 de agosto de 1980, o Parque Zoológico Municipal de Bauru é um dos principais do Brasil, possuindo um plantel de 700 animais, de 170 espécies diferentes, entre aves, répteis, peixes e mamíferos.
Zoológico de Bauru tem mais de 40 anos de fundação
Priscila Medeiros/Prefeitura de Bauru
Fatos marcantes
É impossível falar de TV TEM e não fala de Bauru. A emissora esteve nos momentos importantes que marcaram a cidade nos últimos 20 anos.
Como, por exemplo, quando Bauru foi escolhida para receber o curso de medicina da USP por uma série de fatores, dentre eles, por ser um polo regional, em 2018. À época, também foi assinado o decreto que criou oficialmente o Hospital das Clínicas de Bauru.
A unidade, ao lado da universidade, é uma das escolas para os futuros médicos e ajudou a desafogar o sistema público de saúde na cidade.
Hospital das Clínicas passará a atuar como hospital-escola para a Faculdade de Medicina da USP de Bauru (SP)
Divulgação
Há 43 anos, os bauruenses e moradores da região ganharam um espaço de lazer único, que agrada demais os visitantes: O zoológico de Bauru. Só em 2022, foram cerca de 305 mil visitantes de todas as partes do país.
O zoológico da cidade, um dos mais importantes do estado, conseguiu pela primeira vez realizar a reprodução em cativeiro no Brasil do macaco bugio de “mãos ruivas”, espécie que vive na região amazônica.
O bugio de “mãos ruivas” é original da Amazônia. Um macho e uma fêmea chegaram ao zoológico depois de serem encontrados perdidos do bando em uma área de desmatamento para a instalação de uma linha de transmissão de energia no Amazonas.
Filhote da espécie bugio com a mãe
Divulgação / Zoológico de Bauru
Já em 2004, uma triste notícia marcou a história do zoo, quando dois tigres escaparam e tiveram que ser sacrificados a tiros para evitar riscos aos funcionários e visitantes. A fuga dos animais, uma tigresa de 12 anos e o filhote de 6, foi notada quando eles atacaram um leão e uma camelo.
Junto com o desenvolvimento da cidade, com crescimento da população, várias outras fatalidades se tornaram destaque na tela da TV TEM. Em 2019, um incêndio assustou bauruenses e moradores da região. As chamas consumiram um terço da área que tem 287 hectares e bombeiros trabalharam dias para combater o fogo. A área é conhecida por preservar uma amostra da mata atlântica.
Polícia investiga suspeita de ação criminosa no incêndio em área do Jardim Botânico de Bauru
TV TEM/Reprodução
Outro caso que ganhou destaque nacional foi o escândalo da COHAB, em 2019. A operação João de Barro do Ministério Público constatou o desvio de R$ 54 mi dos cofres da companhia.
Já em 2009, a falta de energia que atingiu 10 estados brasileiros e o Paraguai causou uma situação dramática na maternidade Santa Isabel.
Cinco crianças que estavam internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) precisaram ser transferidas às pressas para outro hospital porque a maternidade não tinha gerador. O sexto bebê, com problemas renais, teve que permanecer no local porque não suportaria a remoção. A TV TEM emprestou um gerador pra que a criança fosse mantida ali.
Em 2008, quatro estudantes universitários foram presos em flagrante depois de furtarem a estátua do “bauruzinho”, mascote do sanduíche Bauru, que havia sido colocada recentemente no Parque Vitória Régia, zona sul da cidade.
Cidade paulista de Bauru tem monumento do Bauruzinho
Carlos Hinke/ Machine Cult
Na política, o prefeito Nilson Costa teve o mandato cassado, em 2003, acusado de ter sido omisso e negligente por pagamento antecipado por parte da prefeitura de 75 toneladas de carne pra merenda escolar.
Já em 2022, os moradores da cidade tiveram que conviver com montanhas de lixo acumuladas nas ruas da cidade. Os funcionários da coleta do lixo da Emdurb fizeram 18 dias de greve por reivindicar reajuste do vale compra e melhores condições de trabalho.
Um surto atingiu a cidade em 2019: 26 mil bauruenses adoeceram e 39 morreram vítimas da dengue, como nunca antes na história do município.
Conhecida como “cidade sem limites”, um bauruense foi capaz de chegar até o espaço. Em 2006, o bauruense Marcos Pontes foi o primeiro astronauta brasileiro a chegar na estação espacial internacional por meio da missão centenário. Um fato histórico e que carrega o nome de Bauru.
G1 e TV TEM Bauru visitam a Nasa
Geraldo Jr./G1
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: Assista às reportagens da TV TEM
Em seu último destino, Caravana 20 anos da TV TEM desembarca em Bauru
Adicionar aos favoritos o Link permanente.