Confira dicas de decoração para deixar a casa aquecida e confortável para o inverno


O g1 traz dicas de um arquiteto para você manter sua casa aquecida, confortável e elegante para o inverno de 2023, que começa em 21 de junho. Confira dicas para manter ambientes aquecidos e confortáveis no inverno
Reprodução/Pixabay
Oficialmente, o inverno começa no hemisfério sul a partir das 11h58 de 21 de junho, mas o frio já tem obrigado moradores de diversas cidades da região de Itapetininga (SP) a colocarem casaco e cachecol para enfrentar as baixas temperaturas, que ficaram abaixo de 4ºC na última semana.
Se o inverno é considerado a “época mais estilosa” do ano, por que não trazer todo esse estilo para dentro das nossas casas? Para isso, o g1 traz dicas de um arquiteto para decorar os cômodos e ainda deixar os espaços aquecidos.
De acordo com o arquiteto Eduardo Monteiro, durante a estação mais fria do ano, precisamos cobrir o espaço. “Da mesma forma que a gente se agasalha com a roupa, a gente vai agasalhar o ambiente. Isso vai tornar o ambiente mais quente”, explica.
Dica é utilizar cobertores em cima de sofas e poltronas
Reprodução/Freepik
Em uma sala, por exemplo, pode-se cobrir sofás, cadeiras ou poltronas com cobertores e mantas. “A gente pode estar cobrindo os lugares. Em cima do sofá, coloca uma manta. Um cobertorzinho, deixa ali também fácil no sofá, você pode colocar uma cestinha com umas mantas enroladas dentro”, explica Eduardo.
Outra opção que o arquiteto destaca para manter o ambiente “agasalhado” é utilizar cortinas e tapetes. ”O tapete ajuda a esquentar o lugar. Pode colocar até um um tapete mais felpudo. (…) Colocar uma cortina, por exemplo, é essa ideia de ‘agasalhar o lugar’”.
Eduardo ainda dá uma dica bônus: usar tapetes com formas orgânicas e até mesmo sobrepor duas peças do item. “Tem um negócio muito legal que é a sobreposição de tapetes, dando um efeito. Coloca ali um um tapete retangular, um outro redondo em cima.
Veja a previsão do tempo na sua cidade
Iluminação
Para trazer mais aconchego durante o inverno, o ideal, segundo o arquiteto, é iluminar os espaços com luzes mais quentes. “Estamos falando de decoração e não de construção, e [ainda] como a nossa região tem clima quente e frio no ano, então a gente vai ter que ter um ambiente adaptado para os dois climas. Então o ideal é utilizar abajures e luminárias com cores mais quentes”, explica.
Cores
Assim como na iluminação, elementos coloridos também ajudam a criar um ambiente confortável. “Podem ser cores pontuais, você não precisa pintar a parede da sua casa de amarelo ou vermelho. [Mas] colocar elementos pontuais, como uma almofada, um vaso”, explica o arquiteto.
Uso de iluminação indireta auxilia a criar ambientes confortáveis no inverno
Reprodução/Eduardo Monteiro
Aquecimento
Ainda para aquecer e deixar o ambiente elegante e confortável, o arquiteto Eduardo destaca o uso de aquecedores e lareiras, tanto tradicionais à lenha, como mais modernos, elétricos e ecológicos. “Lareiras também é interessante de se ter. Pode construir já na casa, ou você pode comprar versões ecológicas, à álcool ou gás”, comenta.
Arquiteto orienta para utilizar lareiras para aquecer e decorar ambientes durante o inverno
Reprodução/Freepik
Veja mais notícias em Mercado Imobiliário do Interior
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.