Número de cidades paulistas onde a representatividade feminina nas Câmaras é zero diminuiu em relação a 2020, mas o índice ainda é baixo em relação ao eleitorado paulista. Urna eletrônica
Giuliano Gomes/PR Press
Setenta e oito cidades de São Paulo não elegeram nenhuma vereadora mulher nas eleições de 2024. Isso representa 12% do total de 645 municípios do estado. Só nas regiões de Bauru, Itapetininga, São José do Rio Preto e Sorocaba , 34 cidades não elegeram mulheres para as Câmaras.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O número de cidades paulistas onde a representatividade feminina nas Câmaras é zero diminuiu em relação a 2020: naquele pleito, 101 cidades não elegeram nenhuma vereadora, o equivalente a aproximadamente 16% do total.
No entanto, o número de vereadoras eleitas ainda é baixo em relação ao eleitorado paulista, no qual as mulheres são maioria: 53%.
Região de Itapetininga
Na região de Itapetininga, nenhuma mulher foi eleita para ocupar as cadeiras das Câmaras de seis cidades nas eleições de 2024.
Região de Itapetininga
Região de Sorocaba
Na região de Sorocaba, somente a cidade de Jarinu não elegeu nenhuma mulher à Câmara. Foram 79 candidaturas femininas para as 13 cadeiras do Legislativo, mas nenhuma delas foi eleita.
Região de Bauru
Na região de Bauru, foram 14 cidades que não elegeram mulheres para as Câmaras. O próprio município de Bauru não terá nenhuma vereadora para o mandato de 2025-2028.
Região de Bauru
Região de Rio Preto
Na região de São José do Rio Preto, eleitores de 13 cidades não elegeram candidatas mulheres à Câmara.
Região de Rio Preto
O número de vereadores em cada cidade, definido pela Lei Orgânica do município, varia de acordo com o tamanho da população, segundo o limite máximo estabelecido pelo artigo 29 da Constituição Federal. O número mínimo é nove.
A lista completa das 78 cidades pode ser consultada no site do Tribunal Regional Eleitoral.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM