Vinhos SP: série da TV TEM mergulha no universo da produção de vinho do interior paulista


Técnica iniciada no estado em 1532 e difundida por imigrantes portugueses e italianos foi aperfeiçoada com o avanço da tecnologia e, com espécies novas de uva, faz do vinho paulista um dos mais premiados no mundo. “Vinhos SP”: Série da TV TEM mergulha no universo da produção de vinho no interior
Muita gente não sabe, mas o primeiro vinho do Brasil foi feito em São Paulo, onde hoje fica o bairro do Tatuapé, na Capital, em 1532. A partir daí, famílias de imigrantes portugueses e italianos começaram a espalhar a técnica pelo interior do estado, que hoje é um dos principais produtores da bebida no país.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
É um mergulho nesse universo que a série Vinhos SP apresentará no TEM Notícias 1ª Edição, com início às 11h45, a partir desta sexta-feira (18). Durante cinco semanas e mais um programa especial, o telespectador será convidado a uma imersão em um universo que impulsiona muito mais que brindes em família.
Fases do processo de fabricação do vinho em empresas de Itaí e São Roque
Thiago Ariosi/TV TEM
“A produção do vinho paulista é uma força econômica que está presente em todas as regiões da área de cobertura da TV TEM, impulsionando também o turismo, a tecnologia e a economia. Remontando à tradição iniciada pelos imigrantes portugueses e italianos de São Roque e Jundiaí, mostrando que é possível cultivar uva no calor do noroeste e do centro-oeste paulista e perpassando toda a transformação do setor que hoje está apontada para a produção de vinhos finos, nossa equipe se empenhou para colher as melhores histórias sobre o assunto e produzir um encorpado trabalho jornalístico que poderá ser apreciado em cinco capítulos, como goles do melhor vinho, pelo telespectador do TEM Notícias”, comenta o CEO da TV TEM, Vinícius Garrido.
Thiago Ariosi, apresentador da série “Vinhos SP” e do Tem Notícias
Carla de Campos/TV TEM
Segundo o apresentador Thiago Ariosi, as gravações da série começaram em junho do ano passado.
Em dois meses e meio, a equipe, composta também pela produtora Carla de Campos e o repórter-cinematográfico Fernando Bellon, visitou quase 20 vinícolas em toda a área de cobertura da TV TEM no interior de São Paulo.
A série também teve participação do repórter cinematográfico Witter Veloso, do editor de mídia audiovisual e finalizador Sérgio Camargo e do editor de texto Mateus Soares.
Equipe visitou quase vinte vinícolas em toda a área de cobertura da TV TEM
Carla de Campos/TV TEM
“Nós tínhamos pressa com as gravações porque dependíamos da uva no pé. A maioria das vinícolas está colhendo a uva no inverno e nós conseguimos registrar este momento. Se perdêssemos a colheita, não teríamos imagens para as reportagens. Por isso, foi bem corrido. Nós aproveitamos o inverno para registar todo o processo de fabricação do vinho”, comenta o repórter Thiago Ariosi.
Série “Vinhos SP” explora os cinco sentidos do telespectador
🍇🥇 Uva fina
Os polos vinícolas de São Paulo ficam no interior. Por conta da tradição histórica, São Roque e Jundiaí concentram o maior número de negócios voltados para o vinho. Mas a prática também se desenvolve em outros pontos do mapa.
Sala de barrica de vinícola em São Roque
Thiago Ariosi/TV TEM
Ribeirão Branco, na região de Itapetininga, concentra um dos maiores investimentos do setor nos últimos anos. Desmistificando a teoria de que a uva só gosta de clima frio, São José do Rio Preto e Penápolis têm destaque como produtores de vinhos de alta qualidade.
Vinícolas visitadas em Itaí e Penápolis
Carla de Campos/TV TEM
Assim como no centro-oeste, em Lençóis Paulista, na região de Bauru, cada vez mais vinícolas rompem com a tradição e passam a se especializar na produção de vinhos finos. Por isso, a série enfoca os investimentos que estão impulsionando a fabricação da bebida. Isso passa pela plantação de uva fina, mais adequada para a produção do vinho.
Uvas Syrah e Tannat, espécies de uvas finas para a produção de vinho
Carla de Campos e Thiago Ariosi/TV TEM
“As fazendas com centenas de hectares de uva fina estão trazendo para o interior um novo conceito do vinho paulista. Uma bebida de mais qualidade, com prêmios internacionais e com lugar de destaque entre os produtores nacionais. A gente encontrou vinhedos carregados de uva fina, variedades europeias que se adaptaram muito bem ao clima do nosso interior. Ficamos encantados com a quantidade de vinícolas e com a qualidade do vinho feito aqui na região”, conta Ariosi.
Nesse sentido, a substituição das espécies tradicionais de uva por outras mais adequadas e o uso da tecnologia e da ciência na implantação de técnicas novas, como a dupla poda, faz do vinho paulista um dos melhores do mundo.
Fábrica de bebidas em Jundiaí, uma das maiores do setor
Thiago Ariosi/TV TEM
“O vinho paulista está ganhando um destaque cada vez maior nas competições internacionais. Muitos concursos já premiaram os vinhos feitos no interior de SP. Temos rótulos que ganharam muitos prêmios e isso só faz aumentar a responsabilidade dos produtores para buscar uma bebida que possa competir com grandes empresas vitivinícolas do Brasil”, finaliza o repórter e apresentador do TEM Notícias.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.