Novas variedades de amendoim ajudam a melhorar produtividade das lavouras


Produtores adotam diferentes variedades de amendoim para aumentar produtividade e explorar potencial na produção de óleo, além de contribuir para o manejo do solo e controle de pragas. Novas variedades de amendoim ajudam a melhorar produtividade das lavouras
TV TEM/Reprodução
O amendoim, uma leguminosa originária da América do Sul, tem se tornado cada vez mais importante nas lavouras brasileiras, especialmente devido ao uso de sementes que permitem uma maior produtividade. Além disso, algumas variedades são voltadas para a produção de óleo, ampliando ainda mais o seu potencial.
Na busca por melhorar o solo dos canaviais, os produtores têm adotado a rotação de culturas, e é nesse cenário que o amendoim ganha destaque. Essa oleaginosa traz várias vantagens, como o fornecimento de nutrientes essenciais ao solo e o controle de pragas.
Veja a reportagem exibida no programa em 11/06/2023:
Novas variedades de amendoim ajudam a melhorar produtividade das lavouras
Uma propriedade em Itaju (SP) se destaca por utilizar diferentes variedades de sementes de amendoim. Com isso, é possível encontrar opções com ciclo mais longo, cerca de 145 dias, o que permite a colheita no final do processo de mecanização.
No entanto, a maior parte da área é cultivada com sementes de amendoins de maturação rápida, visando o aumento da produtividade.
No ano passado, o produtor dessa propriedade colheu cerca de 80 mil sacas de amendoim, e esse volume tem crescido ao longo dos anos, acompanhando a evolução da qualidade das sementes. Para garantir o melhor desempenho, são realizados testes de variedades em parceria com as indústrias, visando aprimorar o cultivo e maximizar a produtividade.
O controle de pragas na plantação é um dos principais desafios enfrentados pelos pesquisadores que buscam aumentar a produtividade do amendoim.
No entanto, o desenvolvimento de variedades mais oleosas desperta o interesse das indústrias, pois o óleo de amendoim apresenta características semelhantes ao azeite, e suas propriedades nutricionais superam as do óleo de soja, o que pode levar a um aumento no consumo.
VÍDEOS: reveja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais

Adicionar aos favoritos o Link permanente.