Projeto é uma iniciativa da TV TEM junto ao Ipeso para reconhecer a preocupação da população em cada cidade. Em entrevista ao TN1, o prefeito Fábio Leite falou sobre ações para saúde, asfalto e transporte, consideradas prioridades. O prefeito de Botucatu, Fábio Leite, respondeu sobre três áreas que mais preocupam a população
TV TEM / Reprodução
O prefeito de Botucatu, Fábio Leite (PSD), afirmou que a cidade terá melhorias na saúde, infraestrutura e transporte público em resposta às principais demandas da população em relação aos desafios urbanos citados na Pesquisa ‘Prioridades’, realizada pelo Ipeso em parceria com a TV TEM.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A população respondeu à pesquisa do Ipeso sobre quais temas consideram mais importantes para a gestão 2025 a 2028.
Em primeiro lugar, ficou a questão da saúde, com 46% das menções, seguido da asfalto e buracos, que preocupa a população com 36% e do transporte coletivo e pontos cobertos, com 22%.
Para saúde, o prefeito prometeu três grandes ações que devem ser anunciadas entre final de fevereiro e começo de março.
Saúde é a questão que mais preocupa moradores de Botucatu
TV TEM / Reprodução
“A primeira é a operacionalização do nosso hospital municipal, o Hospital do Bairro, que por 20 anos é um equipamento fechado em Botucatu e passa a operar agora no mês de março. A segunda grande ação é o embarque de tecnologia nos prontos-socorros. Nós embarcamos agora, em fevereiro, tecnologia para suportar o atendimento dos profissionais de saúde que aqui trabalham, para dar mais fluidez e derrubar o tempo de atendimento nessas unidades. E a terceira grande ação é uma reestruturação de todo o sistema da atenção básica, para também a gente atender a população de uma maneira preventiva, tentando evitar os casos mais graves.”
Em relação a infraestrutura e pavimentação, Fábio relata que um programa de recapeamento e pavimentação já foi iniciado.
Veja o resultado da pesquisa ‘Prioridades’ nas regiões de Bauru e Marília
“Já iniciamos há aproximadamente três semanas um grande programa de “recap” e um grande programa de pavimentação. Importante mencionar que toda pavimentação que fizermos na cidade ela vai ser precedida de investimento em drenagem. Então antes da gente fazer a pavimentação propriamente dita, a gente vai cuidar da drenagem das águas pluviais.” diz o prefeito.
Ainda segundo o prefeito, essas ações seguem em andamento, porém as chuvas podem atrasar o ritmo dos trabalhos.
Programa de recapeamento e pavimentação já foi iniciado
TV TEM / Reprodução
Em relação ao transporte coletivo e pontos de ônibus cobertos, Fábio promete um projeto de mobilidade urbana para atualizar o plano da cidade.
“Estive com especialistas da Poli da Universidade de São Paulo, na semana passada, para que esse projeto seja contratado. A gente tem que primeiro identificar quais são os pontos que precisam ser tratados em termos de mobilidade e, em relação ao transporte público, também a contratação desse projeto, para que a gente avalie que tipos de modais a gente pode ter em Botucatu, não só atender a população com esses ônibus tradicionais, mas em regiões mais afastadas, outros modais que podem ser colocados no sistema e, consequentemente, a revisão das linhas, dos horários e assim por diante.”
O projeto terá um prazo de médio a longo prazo, diferente das ações imediatas em saúde e infraestrutura.
Confira a entrevista abaixo:
Pesquisa ‘Prioridades’: prefeito de Botucatu comenta sobre as questões da população
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região