
Prova era inédita em Marília (SP) e aconteceria no dia 23 de março. Data foi reagendada, mas Wagner dos Santos, de 48 anos, decidiu correr o percurso sozinho com apoio de amigos. Atleta corre maratona sozinho após prova ser cancelada 5 dias antes da data prevista
Wagner Medeiros dos Santos se preparou por mais de seis meses para uma corrida que tinha tudo para não acontecer. A prova estava prevista para o dia 23 de março, mas ficou apenas na previsão: cinco dias antes do evento, tudo foi cancelado. Diante disso, o atleta de Marília (SP) decidiu, com o apoio de um grupo de amigos, correr o percurso de 42 km sozinho.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A prova tinha aproximadamente 2 mil inscritos, com etapas de 5, 10, 21 e 42 quilômetros, e era muito esperada pelos atletas da região. Como a maratona era inédita no município, antes os atletas precisavam se deslocar para outras cidades para participar de corridas com essa distância.
Para não perder toda a preparação física, Wagner, de 48 anos, decidiu fazer o percurso sozinho no mesmo dia para o qual a prova estava prevista. O atleta saiu de Marília e teve como destino o distrito de Avencas.
“Quem é corredor sabe o que estou falando: são de quatro a seis meses de treinamento árduo, sim, com muita abdicação, de vários tipos, inclusive no aspecto financeiro e nos custos envolvidos. E, mesmo assim, eu não tinha como não fazer. Eu simplesmente iria seguir em frente”, contou o atleta.
Atleta corre maratona sozinho após prova ser cancelada cinco dias antes da data prevista em Marília (SP)
Arquivo pessoal
Wagner faz parte de um grupo de corredores de Marília, que abraçou a ideia e organizou toda a estrutura para que a corrida acontecesse: carro de apoio, suplementos alimentares e também o apoio emocional, que ficou por conta de sua família. Assim surgiu a Maratona do Malvadão.
Apenas Wagner percorreu todos os 42 quilômetros, mas ao menos 10 amigos o acompanharam em percursos menores. Até a placa de identificação foi elaborada pelo grupo.
“De uma frustração, aquilo virou algo espetacular, algo fantástico. Deus estava presente em cada detalhe, a cada quilômetro, com cada pessoa ao meu lado, fazendo o projeto acontecer”, lembra.
Atleta corre maratona com ajuda de amigos após prova ser cancelada cinco dias antes da data prevista em Marília (SP)
Arquivo pessoal
Corrida cancelada
A 1ª Corrida de Marília, organizada pela empresa Magna Run, foi cancelada cinco dias antes de sua realização, programada para o domingo, dia 23 de março.
Em nota à TV TEM, a Magna Run disse que houve um problema relacionado à empresa responsável pela cronometragem do evento, que a notificou no sábado, um dia antes do evento, informando que não poderia mais cumprir o compromisso devido a imprevistos. As inscrições para as provas variavam entre R$ 150 e R$ 250.
Cancelamento da Maratona de Marília gera revolta entre os atletas
Por meio das redes sociais, a empresa informou que a nova data da maratona será 10 de agosto de 2025 e que todos os atletas inscritos manterão suas inscrições válidas para essa nova data.
A organização também disponibilizou alternativas para quem não puder comparecer, como a troca da inscrição para outra prova do calendário, alteração de distância ou o reembolso total do valor pago.
Aqueles que se inscreveram para a prova podem entrar em contato com a organização por meio do e-mail [email protected] para resolver questões relacionadas a troca de inscrição ou reembolso.
*Com colaboração de Cláudia Cristina Farias/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região