
Cerca de 40 funcionários de uma empresa de comunicação visual em Pirajuí (SP) encontraram a fábrica vazia no dia 25 de março. Empresário havia dado folga aos trabalhadores no fim de semana. Empresário dá folga de dois dias para funcionários, esvazia empresa e some em Pirajuí
A Justiça autorizou, em audiência realizada nesta quarta-feira (23), o saque de FGTS e seguro-desemprego dos funcionários do empresário que deu folga para eles, esvaziou a empresa e desapareceu no dia 25 de março, em Pirajuí (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Foi concedida liminar autorizando a habilitação do seguro-desemprego e o levantamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores que, na ocasião, registraram um boletim de ocorrência e acionaram o Ministério Público do Trabalho.
A princípio, os empregados pensaram que o local havia sido alvo de um furto, mas ficaram preocupados ao perceberem que os proprietários também haviam desaparecido e que os salários não haviam sido pagos.
Veja o que se sabe sobre o caso do empresário que deu folga aos funcionários, esvaziou empresa e sumiu no interior de SP
A Inovarte Comunicação Visual já vinha enfrentando dificuldades financeiras, com atrasos salariais frequentes e dívidas com fornecedores. No site da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, a empresa aparece com uma dívida de R$ 434,8 mil, principalmente pelo não pagamento de ICMS.
Funcionários encontram empresa vazia após sumiço dos donos em Pirajuí
TV TEM / Reprodução
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bauru e Região (Metal Bauru), que participaram da audiência, tais medidas são fundamentais para assegurar a subsistência dos envolvidos enquanto aguardam a regularização da situação trabalhista.
Imagens de câmeras de segurança também registraram caminhões carregados com maquinários que seriam da empresa dias antes de os funcionários chegarem para trabalhar, e encontrarem o local vazio (veja abaixo).
As câmeras, instaladas na rua onde a empresa está localizada, mostram três caminhões transitando na noite do dia 23 de março. A empresa não recebia funcionários desde o dia 21, quando o proprietário deu folga para os seguranças e demais trabalhadores.
Em nota à TV TEM, o MPT confirmou que, em 2022, firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a Inovarte devido a demissões sem o pagamento de verbas rescisórias. À época, a empresa cumpriu todos os acordos, mas, em caso de novas denúncias, o termo pode ser reaberto.
Vídeo mostra caminhões carregados com maquinários que seriam de empresa abandonada
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região