
Aeronave denominada ‘Pelican 2’ realizou sua primeira demonstração no aeroporto de São Manuel (SP). Nova tecnologia permite mapeamento aéreo 3D, planejamento dinâmico de rota e voo sem piloto. Primeiro voo de demonstração de aeronave agrícola sem piloto e totalmente elétrica é feito em aeroporto de São Manuel
Divulgação
A aeronave agrícola ‘Pelican 2’, totalmente elétrica e sem piloto, realizou seu primeiro voo de demonstração nesta terça-feira (13), em São Manuel (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O evento reuniu produtores, especialistas e empresas ligadas ao setor agrícola. De acordo com a empresa que organizou o evento, São Manuel foi escolhido como um local estratégico para o agro paulista, com a intenção de levar inovação para a região.
A aeronave, projetada para operar com precisão em qualquer hora do dia sem utilizar combustíveis fósseis, pode dobrar a janela de pulverização diária, realizar mapeamento aéreo 3D, planejamento dinâmico de rota e possui iluminação própria para operação noturna.
De acordo com Mateus Dallacqua, Diretor de Inovação da Synerjet Corp, a ‘Pelican 2’ é uma alternativa competitiva e limpa frente aos modelos tradicionais no mercado.
Primeiro voo de demonstração de aeronave agrícola sem piloto e totalmente elétrica é feito em aeroporto de São Manuel
Divulgação
“O voo de demonstração representa um marco importante para mostrar, na prática, como a aplicação aérea autônoma pode ser segura, precisa e viável economicamente”, afirma.
Segundo a empresa, na aviação agrícola tradicional, a pulverização é sempre feita em condições visuais, dependendo do piloto para identificação das áreas e aplicação correta. No Pelican 2, essas funções são programadas antecipadamente em razão de sua tecnologia para voos noturnos.
Confira outros destaques do g1 no vídeo abaixo
g1 em 1 minuto: Ford T de 100 anos é preservado por colecionador no interior de SP
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região