
Novo valor entra em vigor 30 dias após a publicação da medida no Diário Oficial, feita no dia 15 de abril. Município cobre R$ 1 do valor solicitado pelas empresas operadoras do sistema de transporte coletivo. Com aumento de 15%, tarifa do transporte coletivo em Bauru passa a custar R$ 5,75 nesta quinta-feira
Transurb/Divulgação
A tarifa do transporte público em Bauru (SP) será ajustada de R$ 5 para R$ 5,75, um aumento de 15%, partir desta quinta-feira (15). O valor entra em vigor 30 dias após a publicação da medida no Diário Oficial, feita no dia 15 de abril.
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A discussão sobre o novo valor estava em pauta desde o início de 2025 e, em fevereiro deste ano, a Emdurb chegou a apresentar ao Conselho o valor da tarifa técnica de R$ 8 que, segundo a corporação, seria o valor ideal para manter o equilíbrio do sistema do transporte coletivo.
Segundo a prefeitura, para realizar o cálculo do reajuste, a Emdurb considerou os custos variáveis (como pneus, combustível, peças e acessórios dos veículos) e custos fixos, como despesas com funcionários, depreciação e remuneração do capital aplicado em veículos e depreciação de máquinas.
A Prefeitura de Bauru irá aumentar o subsídio da passagem, que era de R$ 0,75 para R$ 1. Desta forma, o custo total da nova tarifa será de R$ 6,75, sendo R$ 5,75 pago pelo usuário e o restante do valor pago pelo município.
A tarifa de estudante com cartão continua com 50% de desconto. A integração também segue sem custo. Idosos de 60 a 64 anos cadastrados, idosos a partir de 65 e pessoas com deficiência são isentos do pagamento.
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🚌 Transporte público em Bauru
Atualmente, são 61 linhas de ônibus disponíveis no município, incluindo aos finais de semana, que são operadas por duas empresas em regime de concessão pública: Cidade Sem Limites e Grande Bauru.
Elas são representadas por meio da Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Bauru (Transurb), órgão responsável pela emissão de cartões de ônibus, venda de créditos tarifários e repasse da verba às operadoras. A Transurb fica localizada na Rua Ezequiel Ramos, 6-77, Centro.
A frota de ônibus de Bauru, que foi renovada em junho de 2024 e com previsão de aquisição de novos veículos entre junho e julho de 2025, conta com acessibilidade para cadeirantes e bilhetagem eletrônica. Há, atualmente, dois carros elétricos em circulação, e não há nenhum ônibus ou linha que possua ar-condicionado no município.
O g1 questionou a Emdurb sobre a previsão de implementação de refrigeração nos carros, principalmente em razão das ondas de calor registradas no município, e a empresa retornou que será solicitado a inclusão em um novo edital de licitação.
Ônibus da linha Falcão/ITE percorre as principais avenidas de Bauru, como a Duque de Caxias
João Góis/ Arquivo pessoal
Além disso, a respeito da inclusão de novas linhas e a frequência dos veículos, a Emdurb ressaltou que o maior intervalo de tempo é de 2 horas e que isso é definido a partir da demanda, necessidade e distância.
O reforço de algumas linhas é feito a partir da inclusão de mais um carro, como foi feito a partir das reclamações na reportagem realizada pelo g1 sobre a linha Falcão/ITE, em que os usuários criaram um grupo para se informarem sobre a localização do ônibus denominado “Falcão-ITE Já Passou Aí?”
A respeito da construção de um terminal para os ônibus circulares, a Emdurb também afirma que não há previsão.
🚌 Transporte público em outros municípios
Preço da passagem de ônibus em Franca, SP, atualmente, é de R$ 5
Valdinei Malaguti/EPTV
O município de Franca, de acordo com o Censo de 2022, possui 352.536 habitantes, cerca de 26 mil a menos que Bauru, que tem 379.149 moradores.
O Terminal Rodoviário Ayrton Senna, inaugurado em 2000 e revitalizado em 2020, atende os usuários do transporte coletivo, que pagam uma tarifa de R$ 5. Há desconto de 50% para estudantes, além de benefícios para sindicalizados, trabalhadores domésticos e servidores públicos. Idosos, aposentados por invalidez, pessoas com HIV, câncer ou que realizam hemodiálise têm gratuidade garantida.
Assim como ocorre em Bauru, a maior cidade do centro-oeste paulista, Franca conta com uma frota de ônibus formada por veículos tradicionais, com bilhetagem eletrônica, acessibilidade para cadeirantes, mas sem ar-condicionado.
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A integração no município tem um controle de tempo de 2 horas e todos os ônibus possuem controle por GPS, com monitoramento de lotação a partir de imagens de câmera de segurança dos próprios veículos segundo o site do Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca).
Além disso, a Prefeitura de Franca propôs um subsídio anual de R$ 22,3 milhões para o transporte público municipal. Esse valor visa reduzir a tarifa dos ônibus de R$ 5,00 para R$ 4,00, mantendo as gratuidades existentes para estudantes, idosos e pessoas com deficiência.
Aos finais de semana, o edital também prevê um aumento no número de ônibus em circulação, com 434 partidas, resultando em 22% a mais em viagens realizadas. O processo ainda está em andamento, a licitação está em aberto e a população pode participar, até sábado (17), de uma consulta pública a respeito do transporte público no município clicando aqui.
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