
Evento vai contar também com performances acrobáticas de aeronaves comandadas por pilotos veteranos da FAB e exposição de aeromodelos. Esquadrilha da Fumaça promete encantar o público tupãense com acrobacias e emoção no céu da cidade
Esquadrilha da Fumaça/Tenente Marcus Lemos
A Secretaria de Turismo está finalizando os detalhes para a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que acontece no dia 24 de maio, no aeroporto estadual “José Vicente Faria Lima”. A programação inclui uma exposição de aeromodelos, que acontece das 11h às 14h. Na sequência, a partir de 14h30, tem início a apresentação da Esquadrilha Céu, grupo civil de demonstrações, e, fechando a grade, às 15h30, a Esquadrilha da Fumaça risca o céu da cidade.
Diferente das apresentações que aconteceram no passado, nesta edição o público vai poder entrar no aeroporto e acompanhar a apresentação de uma área reservada, especialmente delimitada pela organização, com capacidade para receber até 3 mil pessoas. Haverá ainda uma completa praça de alimentação, montada em espaço montado em frente à entrada do saguão principal.
Em abril deste ano, o capitão Vitor Kawka, integrante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como ‘Esquadrilha da Fumaça’, esteve em Tupã e ajudou a Prefeitura a formatar a apresentação, garantindo que o público possa acompanhar as performances e acrobacias aéreas com total segurança.
Uma força tarefa composta por vários setores do Governo Municipal também está mobilizada para garantir o acesso ao evento com tranquilidade. Além de preparar as áreas onde acontecem as exibições, haverá uma concentração especial de agentes de trânsito, servidores municipais e seguranças contratados para auxiliar no atendimento e orientação ao público.
Aeronaves A-29 Super Tucano, símbolo da Esquadrilha da Fumaça, realizam manobras com as cores da bandeira do Brasil
Esquadrilha da Fumaça/Tenente Marcus Lemos
Esquadrilhas
A apresentação em Tupã contará com performances da Esquadrilha Céu, formada por pilotos oriundos da aviação de caça e hoje oficiais da reserva da FAB (Força Aérea Brasileira). O grupo iniciou as atividades em 2011 e já realizou mais de 70 demonstrações aéreas em eventos aeronáuticos de todo o país. Os pilotos que integram a equipe já acumulam mais de 25.000 horas de voo e a apresentação consiste em demonstrações aéreas de manobras acrobáticas de voo em formação.
Depois da apresentação aérea, as aeronaves deste esquadrão permanecerão em solo e poderão ser vistas, fotografadas e filmadas pelo público. Não será permitido tocar ou embarcar nos aviões, que permanecerão isolados por gradis.
Já a Esquadrilha da Fumaça é conhecida nacionalmente. Com apresentações em todo o país e no exterior, o grupo tem mais de 70 anos de história e já contabiliza mais de 4000 voos. A equipe aérea utiliza aeronaves A-29 Super Tucano, que se destacam pelas cores que remetem à bandeira do Brasil. A maneira ousada como são realizadas as acrobacias, informam os responsáveis pela apresentação, garante fortes emoções ao público.
Pilotos da Esquadrilha Céu, veteranos da FAB, trazem experiência e técnica em apresentação especial em Tupã
Esquadrilha da Fumaça/Tenente Marcus Lemos