Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) apontam que 15 médicos atuam na cidade por meio do programa atualmente e no ano passado eram 23. Município já contou com quase 40 profissionais de uma só vez por meio da política pública. Bauru pediu renovação do credenciamento no Mias Médicos e espera 10 novos profissionais
Karina Zambrana /ASCOM/MS
O número de profissionais da saúde mantidos em Bauru (SP) pelo Mais Médicos, do Governo Federal, é um dos mais baixos desde o começo do programa, lançado em 2013, segundo dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI).
As informações foram solicitadas, e tornadas públicas nesta semana, pela Fiquem Sabendo, agência independente especializada em jornalismo de dados. A resposta do poder público data do dia 30 de março. O programa foi relançado em março deste ano e no dia 18 de abril, o Ministério da Saúde lançou um edital com mais de 6 mil vagas em todo o país.
Segundo a Secretaria de Atenção Primária, do Ministério da Saúde, Bauru conta com 15 médicos, oito a menos que no ano passado, quando 23 profissionais atuavam pelo Mais Médicos. Anteriormente, entre 2016 e 2018, o município já chegou a quase 40 médicos por meio da iniciativa.
Para comparação, Marília, segunda maior cidade do centro-oeste paulista, conta com apenas três médicos do programa em 2023, enquanto no ano passado eram cinco. A cidade, no entanto, sempre teve essa média de profissionais pelo Mais Médicos.
Em Bauru, os 23 contratados pelo Mais Médicos em 2022, conforme dados do Ministério da Saúde, atendiam cerca de 80,5 mil pessoas, o equivalente a 21% da população bauruense. Entre eles, sete profissionais eram originários de outros países.
Desde o começo do programa 89 diferentes médicos atenderam em Bauru, de acordo com os dados obtidos via LAI. Entre eles, 27 profissionais vieram de Cuba e um da Bolívia, sendo todos os demais brasileiros.
Prefeituras
Questionada pelo g1, nesta terça-feira (25) a prefeitura de Bauru informou que tem a expectativa de conquistar mais dez profissionais pelo programa Mais Médicos.
Inclusive, nesta terça-feira terminou o prazo para prefeituras aderirem ou renovarem a adesão ao programa do Governo Federal. O Executivo bauruense também confirmou que fez solicitação para um novo credenciamento no último dia 18 de abril.
A prefeitura de Bauru informou ainda contar com 16 médicos no programa, um a mais do que o informado pelo Governo Federal no último dia 30 de março. Segundo a administração municipal, os profissionais atuam das unidades básicas de saúde.
Já a administração municipal de Marília disse que atualmente conta com três médicas pelo Programa Mais Médicos e um médico pelo Programa Médicos pelo Brasil. Os profissionais atuam em quatro unidades da Estratégia Saúde da Família.
Disse ainda que já fez a solicitação da prorrogação do ciclo de duas profissionais (médicas) do Programa Mais Médicos, cujos ciclos estavam próximos do vencimento. A atuação é feita em unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF).
A prefeitura ressaltou ainda que não tem dificuldades em manter os médicos na Estratégia Saúde da Família, estando com as equipes completas e, portanto, sem necessidade de aumento de profissionais pelo programa.
“O município possui quadro completo de médicos na Estratégia Saúde da Família e, portanto, não se enquadra nos critérios de provimento/ aumento de profissionais pelo programa. Cabe ressaltar que se trata de um programa que tem em seus eixos a questão de provimento, levar médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissional”, informou a prefeitura de Marília.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: Assista às reportagens da TV TEM
Número de profissionais do ‘Mais Médicos’ em Bauru é um dos menores desde o começo do programa
Adicionar aos favoritos o Link permanente.