Caravana 20 anos da TV TEM chega a Lençóis Paulista em seu 17º destino; confira como participar


A partir das 11h45 desta sexta-feira (28), moradores podem se reunir na esquina da Avenida Padre Salústio com a Rua Antônio Tedesco para assistir ao jornal ao vivo e aproveitar as atividades oferecidas. Caravana chega à Lençóis Paulista nesta sexta-feira, dia 28 de abril
TV TEM/ Reprodução
O projeto que comemora o aniversário de 20 anos da TV TEM, intitulado “Caravana 20 anos”, chega a Lençóis Paulista (SP) nesta sexta-feira (28), em seu 17º destino. A data também marca os 165 anos do município, que é conhecido por ser a “cidade do livro”.
A celebração do aniversário da emissora já passou por outras 16 cidades do centro-oeste paulista: Jaú, Lins, Santa Cruz do Rio Pardo, Tupã, Bastos, São Manuel, Pardinho, Assis, Pederneiras, Paraguaçu Paulista, Cândido Mota, Pompeia, Barra Bonita, Marília, Ibitinga e Garça (SP).
A partir das 11h45, o TEM Notícias 1ª edição, chamado de TN1, será apresentado por Yonny Furukawa e Daniel Schafer na esquina da Avenida Padre Salústio com a Rua Antônio Tedesco.
Além de acompanhar os bastidores do jornalismo regional, haverá uma série de atividades para a população no local:
Apresentação da Fanfarra da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Lençóis Paulista;
Apresentação do grupo Rodas que Dançam, da Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista;
Orquestra de viola e violão Boca do Sertão.
A Caravana TV TEM se estende até 6 de maio, aniversário da emissora. A cada sexta-feira, a celebração percorre uma cidade diferente da área de cobertura.
Na região de Sorocaba (SP), é a vez de Cabreúva receber o projeto. Na região de São José do Rio Preto (SP), a parada é no município de Andradina.
Caravana 20 anos: TV TEM comemora duas décadas com programação especial pelas cidades do interior de SP
Reprodução/TV TEM
Conheça a cidade
Com quase 70 mil habitantes, Lençóis Paulista fica a 285 quilômetros de São Paulo, capital. Fundada em 28 de abril de 1858, o município é conhecido como a “Cidade do Livro”, por possuir um número de livros em sua Biblioteca Municipal maior do que o número de habitantes. Atualmente, são mais de 150 mil livros.
A cidade é, inclusive, terra de Orígenes Lessa, escritor dos mais conceituados e imortal da Academia Brasileira de Letras.
O território do município é drenado pelas águas do Rio Lençóis, principal manancial responsável pelo abastecimento de água da cidade.
Na indústria, base econômica do município, têm destaque as produções de açúcar, álcool, celulose, óleo lubrificante, estruturas metálicas e alimentos, como massas, biscoitos, arroz, carnes, feijão, milho. Algumas das maiores empresas do Brasil ficam na cidade.
Expansão de fábrica de celulose gera vagas de emprego em Lençóis Paulista
Grupo Bracell/Divulgação
O comércio, por muitos anos dependente de Bauru (SP), é atualmente um dos setores que mais empregam mão de obra na cidade.
Na agricultura, as produções mais importantes são a cana-de-açúcar, o milho, o feijão e a madeira. Aliás, a cidade abriga a FACILPA (Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Lençóis Paulista), uma feira comercial e industrial das mais importantes do calendário nacional.
Isso faz com que Lençóis Paulista esteja em constante crescimento. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade mantém uma taxa de 2,89% de crescimento populacional por ano.
O desenvolvimento do turismo também é uma alternativa para a valorização da identidade cultural e a geração de riqueza. Com um povo hospitaleiro, a Cidade do Livro oferece atrativos e pontos turísticos e a tradição na produção de cachaça e vinho.
Em 2016, a cidade ganhou, por exemplo, o Teatro Municipal Adélia Lorenzetti que tem recebido desde sua estreia grandes espetáculos de teatro, música, dança e circo. Construído por meio da Lei Rounet, com doações de empresas e pessoas físicas, o teatro é um dos mais completos e modernos da região.
No segmento religioso, o destaque vai para o Santuário Nossa Senhora da Piedade e para a Igreja Presbiteriana Independente de Lençóis Paulista.
Biblioteca Municipal de Lençóis Paulista entra em reforma por cinco meses a partir desta segunda
Divulgação
Fatos marcantes
Nesses 20 anos de TV TEM, Lençóis Paulista abrigou muitas histórias que marcaram o centro-oeste paulista, como a dos alunos do 8º da escola municipal Guiomar Coneglian Borcat, que tiveram uma surpresa depois de uma aula de história.
Eles enviaram uma carta à rainha da Inglaterra e, dois meses depois, receberam uma carta do país da Rainha Elizabeth II, com a assinatura da soberana. Na carta, enviada diretamente do palácio de Buckingham, uma funcionária da corte explica que, a pedido da rainha Elizabeth, agradecia a foto e a carta dos brasileiros.
Rainha da Inglaterra respondeu a carta dos estudantes
Reprodução / TV TEM
A rainha ainda elogiou os alunos pelo estudo da história britânica e agradeceu o apoio recebido. “Sua majestade achou muito gentil da parte de vocês contar sobre seus recentes estudos sobre o assunto ‘História Britânica’ e agradeceu suas palavras de apoio”, diz a carta.
Outro fato marcante foi a chegada da tocha olímpica ao município. No percurso, moradores se revezaram na honra de carregar um dos maiores símbolos do esporte olímpico.
Lençóis Paulista recebe tocha olímpica
Fernando Vidotto/GE
Momentos tristes também marcaram Lençóis Paulista nessas últimas duas décadas. Em 2016, a cidade viveu a pior enchente da história, com um acumulado de 200 milímetros em 24 horas.
Esse volume de água, aliado ao rompimento de algumas represas, alagou ruas e mais de 150 casas, deixando centenas de moradores desabrigados. Uma pessoa foi encontrada morta dentro do rio.
Rio Lençóis transbordou durante a chuva que atngiu a cidade
Reprodução / TV TEM
Também em 2016, uma tragédia que aconteceu fora do país teve impacto na cidade. A queda do avião com os jogadores da Chapecoense mexeu com o Brasil e com a dona Aparecida, moradora da cidade. Ela era mãe do Anderson Donizete, o roupeiro do time que estava no avião e morreu no acidente.
Anos antes, em 2012, um helicóptero caiu na cidade e assustou moradores. O veículo fazia voos panorâmicos sobre a feira agropecuária de Lençóis Paulista, quando teve uma pane e caiu em um lago. Os três ocupantes foram resgatados em estado grave.
Outro duro momento aconteceu durante a pandemia. Uma quadrilha começou a aplicar golpes e sacar o dinheiro do auxílio emergencial de forma indevida. O esquema, à época, foi descoberto graças a uma denúncia anônima.
No ano seguinte, outro crime chocou a cidade. Um homem matou um vizinho a facadas. Depois, ele seguiu para um posto de combustíveis onde tentou realizar um assalto, onde feriu o frentista e matou um caminhoneiro que estava de passagem. Ele foi preso.
Mas é também de boas histórias que a “Cidade do Livro” vive, especialmente na educação. Em junho de 2021, uma funcionária da limpeza do Poupatempo começou a aprender a ler e a escrever no horário de almoço, com a ajuda de uma outra colega. A história não ficou conhecida só no centro-oeste paulista, mas em todo o Brasil.
Funcionária da limpeza ensina colega do trabalho a ler e escrever no horário de almoço
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: Assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.