Após mundial na Itália com pizza de mortadela, padeiro de SP aposta em tilápia marinada e picanha defumada para novas receitas


Na padaria do campeão brasileiro, em Angatuba, interior de SP, picanha defumada com rúcula e molho de tomate confit ao chimichurri são algumas das combinações marcantes do cardápio da ‘estrela do dia’, que tem o 10 de julho como Dia da Pizza. Tilápia marinada e picanha defumada viram sabores de pizzas em Angatuba
Frederico Tomé/Arquivo Pessoal
Depois de conquistar a sexta colocação no Campeonato Mundial de Pizza 2022 com um receita feita à base de mortadela e geleia de laranja, o padeiro Frederico Tomé passou a investir de vez em sabores inovadores e que despertam a curiosidade das pessoas.
Na padaria do campeão brasileiro, localizada em Angatuba (SP), picanha defumada com rúcula e molho de tomate confit ao chimichurri são algumas das combinações marcantes do cardápio da “estrela do dia”, que tem o 10 de julho como Dia da Pizza.
“Ela chama atenção porque é uma base branca e o tomate confit entra depois que faz a cocção da da pizza. Então, dá aquele frescor e combina muito bem com a rúcula e a picanha defumada. É uma combinação perfeita! Estou pensando em levar pro campeonato o ano que vem”, afirmou o padeiro.
Padeira de Angatuba (SP) inova ao criar pizza de picanha defumada com rúcula
Frederico Tomé/Arquivo Pessoal
Especialista na arte da pinsa romana, caracterizada pela massa crocante por fora e macia no interior, o Frederico ousou ainda mais ao criar uma cobertura de tilápia marinada ao limão com stracciatella e avocado.
“Essa pizza é bem exótica! Um sabor peculiar, que explora o calor da massa e o peixe servido cru. É uma mistura de nacionalidades. União do Brasil e Japão. Ainda com o avocado, ainda faço uma pizza prancheta, que é a barriga do porco enrolada e maturada”, completou o padeiro, que ressalta a coloração diferenciada e nutrientes que o avocado trás para a pizza.
O padeiro durante preparação da pizza na 39ª Exposição Internacional de Pizza, em Las Vegas, nos Estados Unidos
Arquivo pessoal/Frederico Tomé
Ao g1, Frederico contou que passou a buscar por novas combinações para apresentar novidades nas competições e ao alunos dele, já que o padeiro também coordena cursos ao redor do Brasil.
Para ele, a gastronomia é uma arte e a massa da pizza é uma tela em branco, na qual o artista pode explorar a criatividade, por meio da harmonização dos ingredientes.
“Estando na linha de frente, participando desses eventos, sempre me preocupo em trazer coisas novas, quando olhamos pra aquela massa aberta e nos sentimos um artistas. É uma tela em branco pra você. Você é o artista, as proteínas são seus lápis, as verduras e as frutas são as aquarelas. O mais gostoso de tudo é quando você consegue harmonizar essa criação e ter uma retorno legal das pessoas”, completou o padeiro.
Sabores premiados
Frederico Tomé tem acumulado diversos prêmios no ramo gastronômico. Em outubro de 2021, ele ficou entre os 35 melhores do mundo em uma competição de panetones, sendo um dos quatro representantes estrangeiros.
O Panettone World Championship é um campeonato organizado pela Accademia dei Maestri del Lievito Madre e del Panettone Italiano e tem o objetivo de promover a qualidade do tradicional panetone artesanal italiano no mundo.
Frederico Tomé ficou entre os 10 melhores do mundo na categoria in teglia
Frederico Tomé/Divulgação
O padeiro contou ao g1 que a vontade de participar da disputa começou a partir da amizade que ele tinha com Francesco Paolo Lo Schiavo, um amigo italiano que era dono de uma doceria em São Paulo e que morreu de Covid-19 em 2020. Os dois planejavam levar as receitas brasileiras à Itália desde 2015, quando se conheceram.
Já em 2022, Frederico ficou entre os dez melhores colocados no Campeonato Mundial de Pizza 2022, em Parma, na Itália.
O campeonato, que contou com cerca de 700 participantes de 42 nacionalidades diferentes, foi realizado entre os dias 5 e 7 de abril, depois de ter sido adiado quatro vezes pela pandemia do coronavírus.
Além do 6º lugar na categoria “in teglia”, Frederico ganhou o 1º lugar na delegação brasileira, por ter sido o brasileiro com a melhor pontuação no campeonato.
Padeiro ganha em 6º lugar no campeonato Mundial de Pizzas na Itália
Frederico Tomé/Divulgação
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.