Lançado pela Jacto, Arbus 4000 JAV foi vencedor do Prêmio Gerdau Melhores da Terra na categoria “Agricultura de Escala”; equipamento ganhou novas especificações que permitem aplicações em floresta. A Jacto foi premiada na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP)
Jacto/Divulgação
Alimentar mais de oito bilhões de pessoas em todo o mundo exige da agricultura novos ganhos na produtividade, redução de custos e cuidados com a terra. Reconhecida por estar conectada com esse futuro, a Jacto, multinacional brasileira de máquinas, soluções e serviços agrícolas, foi vencedora do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, na categoria “Agricultura de Escala”, com o Arbus 4000 JAV (Jacto Autonomous Vehicle): o primeiro pulverizador autônomo brasileiro presente no mercado.
A premiação, realizada durante a Agrishow 2023, feira promovida em maio em Ribeirão Preto (SP), avaliou produtos desenvolvidos pela indústria de máquinas e equipamentos agrícolas e apontou as maiores inovações do setor. O Arbus 4000 JAV é um veículo sem cabine e sem operador, utilizado para pulverização em pomares de citrus, que se desloca da sede ao pomar, pulveriza rodando entre as fileiras e retorna ao ponto de abastecimento por GPS, câmeras, laser e ultrassom.
“Toda premiação é muito significativa para a Jacto. É a realização e o reconhecimento do trabalho de toda nossa equipe e reforça nosso compromisso com a inovação e com a evolução da Agricultura”, disse Wanderson Tosta, diretor de marketing da Jacto.
O Prêmio Gerdau Melhores da Terra é avaliado por uma comissão julgadora, formada por professores e pesquisadores das mais conceituadas universidades e instituições de pesquisa agronômica do Brasil e da Argentina.
Inédita tecnologia de pulverização
O Arbus 4000 JAV tem monitoramento remoto e controle interativo do veículo através de um console que pode estar na mão do gestor da frota – tecnologia que permite trabalhar com mais de um veículo ao mesmo tempo, com a função comboio e alinhamento virtual das máquinas.
Outra característica do pulverizador autônomo florestal é a detecção inteligente de obstáculos. Isso significa que o JAV irá parar automaticamente quando identificar algum obstáculo, ficando a critério do responsável pela operação a decisão de seguir ou não adiante.
Essas informações servem para o controle do sistema de pulverização, que através de um conjunto individual de válvulas integradas ao sistema de multiventiladores funcionam de forma independente através de motores elétricos, permitindo uma pulverização de qualidade diferenciada com corte inteligente de seções, entregando a quantidade exata de produto e volume de ar ideal em cada parte da planta, evitando assim desperdícios de produto e energia.
“O equipamento traz embarcado uma inédita tecnologia de pulverização com a marca e o DNA da Jacto. Utilizando um sistema de escaneamento a laser para avaliar a massa foliar da planta, identifica o tamanho e proporção da planta, bem como onde existe massa verde. Em termos de design, o equipamento é moderno e compacto, sem superfícies que possam causar danos aos frutos e partes da planta”, explica Rodrigo Marcon Sanches, gerente de negócios para veículos autônomos da Jacto.
O Arbus 4000 JAV é um veículo sem cabine e sem operador
Jacto/Divulgação
Pioneirismo e inovação
Desde o início, a Jacto nasceu para resolver os problemas do agricultor e oferecer soluções que permitam mais eficiência na operação. Em seus 75 anos, ajudou a transformar o agronegócio com soluções inovadoras.
Dos pulverizadores costais da década de 1960 à primeira colhedora de café, passando pelos pulverizadores autopropelidos que marcam o desenvolvimento do agronegócio e do plantio direto, a empresa segue inovando com a chegada de veículos autônomos. Desde 2008, a Jacto trabalha no desenvolvimento do JAV e já apresentou ao mercado duas versões do equipamento na forma de protótipo: o JAV 1, em 2010, e o JAV 2, em 2013.
Os testes foram conduzidos nas culturas de silvicultura e citrus, sendo o modelo Arbus 4000 JAV a versão apresentada como um produto com viabilidade comercial, disponível na forma de um serviço completo para o produtor rural.
Neste ano, a Jacto apresenta o Arbus 4000 JAV com novas especificações para o mercado florestal. Equipado com barra de 18 metros e 4000 litros de reservatório, o veículo executa a pulverização sem a necessidade de um operador atuando presencialmente na máquina.
Essa versão do equipamento está em fase de validação, que é uma etapa em que não só o veículo é avaliado em termos de projeto, mas também se verifica a adequação da tecnologia à realidade das operações em florestas. Somente após a aprovação desta etapa, o Arbus 4000 JAV, com estas novas especificações, passará a ser produzido em escalas maiores e estará disponível ao mercado com um modelo inédito de comercialização em forma de assinatura.
Jacto apresenta novos pulverizadores e reforça soluções para fruticultura e cultivos perenes
Agricultores alcançam maior produtividade com máquinas mais precisas e tecnologias focadas no plantio de grãos
Sistema de agricultura de precisão permite o uso de tecnologias em máquinas de diferentes marcas
Primeiro pulverizador autônomo brasileiro é reconhecido por eficiência e inovação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.