A partir das 11h45 desta quinta-feira (4), moradores podem se reunir na Praça Mello Moraes para assistir ao jornal ao vivo e aproveitar as atividades oferecidas. Ourinhos é 18ª cidade do centro-oeste paulista a receber a Caravana 20 anos da TV TEM
Divulgação
O projeto que comemora o aniversário de 20 anos da TV TEM, intitulado “Caravana 20 anos”, chega a Ourinhos (SP) nesta quinta-feira (4), em seu 18º destino. O município é conhecido por ser a “Capital Nacional do Basquete Feminino”.
A celebração do aniversário da emissora já passou por outras 17 cidades do centro-oeste paulista: Jaú, Lins, Santa Cruz do Rio Pardo, Tupã, Bastos, São Manuel, Pardinho, Assis, Pederneiras, Paraguaçu Paulista, Cândido Mota, Pompeia, Barra Bonita, Marília, Ibitinga, Garça e Lençóis Paulista (SP).
A partir das 11h45, o TEM Notícias 1ª edição, chamado de TN1, será apresentado por Yonny Furukawa e Daniel Schafer na Praça Mello Moraes, no centro da cidade.
Além de acompanhar os bastidores do jornalismo regional, haverá uma série de atividades para a população no local. Na área da educação, terão ações como a divulgação da brinquedoteca e mesas interativas, bem como discussões sobre medidas inclusivas para pessoas com deficiência.
Na cultura, o público poderá acompanhar apresentações musicais e de dança. Personagens de teatro também estarão presentes no evento.
No local, uma cesta móvel será montada para uma dinâmica com atletas de basquete. Aulas de zumba e atividades com os atletas do tênis de mesa e do time de amputados da cidade também estarão disponíveis à população. Já a secretaria de saúde vai oferecer serviços como:
Aplicação da vacina da influenza;
Barraca com aferição de pressão e glicemia;
Barraca com orientação contra dengue e escorpionismo.
A Secretaria de Desenvolvimento fará currículos para os interessados, com o programa “Currículo Certo”, além de oferecer informações sobre carteira de trabalho e seguro desemprego.
A Caravana TV TEM se estende até este sábado (6), aniversário da emissora. A cada sexta-feira, a celebração percorreu uma cidade diferente da área de cobertura.
Nesta última semana, o projeto será realizado em três dias consecutivos: Depois de Ourinhos nesta quinta, é a vez de Botucatu (SP), na sexta-feira (5), e de Bauru (SP), no sábado (6).
Na região de Sorocaba (SP), a Caravana TV TEM desembarca em Itapetininga (SP) nesta quinta-feira. Na região de São José do Rio Preto (SP), a parada será no município de Fernandópolis (SP).
Caravana 20 anos: TV TEM comemora duas décadas com programação especial pelas cidades do interior de SP
Reprodução/TV TEM
Conheça a cidade
Com pouco mais de 115 mil habitantes, Ourinhos é o 73º município mais populoso do estado de São Paulo e um dos mais importantes do centro-oeste paulista.
A 370 km de distância da capital, a cidade conta com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte.
A cidade se destaca também em seus eventos, como a Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos, que é realizada anualmente no mês de junho e é considerada como um dos maiores eventos do ramo no país.
O município foi emancipado de Salto Grande na década de 1910 e seu nome é uma referência ao antigo município de Ourinho, hoje a cidade de Jacarezinho, no estado do Paraná.
Com 104 anos de história, Ourinhos possui como principal atividade econômica o comércio. No setor da agricultura, destaca-se o cultivo da cana-de-açúcar, da soja e do milho.
Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos é uma das principais do país
Facebook /Reprodução
Fatos marcantes
Uma das principais cidades do centro-oeste do estado, Ourinhos foi presença constante nas duas décadas de vida da TV TEM.
A cidade carrega forte tradição esportiva e chegou a ficar conhecida como a “Capital Nacional do Basquete Feminino”. E a alcunha não veio à toa.
Referência no basquete nacional, Ourinhos volta a ter representantes na modalidade
Em 2008, o Ourinhos Basquete conquistou o pentacampeonato brasileiro. A disputa foi contra o time de Americana. Com 71 a 66, as meninas ourinhenses levaram para casa, pela quinta vez na história, o título nacional do basquete feminino e marcaram o nome da cidade na história da modalidade.
Além do basquete, outro esporte que está no DNA da cidade é o futebol. O time de amputados de Ourinhos, por exemplo, foi campeão paulista ao vencer a equipe do Corinthians por 3 a 0, em 2022.
Ourinhos bate Corinthians e conquista o Paulista de Futebol de Amputados
Vitória que garantiu a vaga da equipe na Copa do Brasil da modalidade, colocando Ourinhos em evidência nacional. A equipe ainda teve quatro jogadores que foram convocados para a seleção brasileira e que disputaram a Copa do Mundo de Futebol de Amputados.
Nem só de boas histórias viveu Ourinhos nos últimos 20 anos. Em 2021, os trabalhadores da coleta de lixo da cidade cruzaram os braços em protesto a um projeto de lei aprovado na câmara de vereadores. O impasse deixou a população sem coleta de lixo por dias.
Ainda em 2021, a prisão de dois policiais militares levou Ourinhos a ser notícia em todo o Brasil. Um homem, de 26 anos, condenado por homicídio no Paraná e foragido da Justiça, foi morto a tiros pelos PMs. Câmeras de segurança flagraram a execução.
Policial militar atirou para o alto após colega alvejar foragido da Justiça em Ourinhos
Reprodução
Os policiais alegaram legítima defesa, mas a Polícia Civil concluiu que não teve resistência à prisão. Eles foram levados ao presídio militar na capital do estado e expulsos da corporação.
PM exonera policiais envolvidos na execução de foragido da Justiça em Ourinhos
Esta não foi a primeira vez que uma ação policial em Ourinhos ganhou os noticiários. Em 2016, um jovem de 22 anos que voltava da tradicional festa agropecuária da cidade foi morto a tiros por um militar durante uma abordagem em uma das principais avenidas da cidade. Quase sete anos depois, o policial Luís Paulo Isidoro foi condenado a 14 anos de prisão pela morte do jovem.
Brian foi morto por tiro disparo por policial durante abordagem em Ourinhos
TV TEM / Reprodução
Já em 2020, os moradores perderam o sono quando pelo menos 40 criminosos explodiram uma agência bancária, bem no centro da cidade. Os bandidos cercaram as bases policiais da cidade, houve troca de tiros, um dos reféns chegou a ser baleado e os ladrões fugiram levando o dinheiro.
Mas a cidade também foi notícia por coisas boas. Em 2014, a Companhia Brasileira de Ballet, antes instalada no Rio de Janeiro, transferiu a sede pra Ourinhos por causa da importância do município da formação de bailarinos, inclusive exportando profissionais para outros centros.
Em 2011, a inauguração do Clube Atlético Ourinhense reuniu cerca de 5 mil pessoas que foram até o local ver de perto o craque da seleção brasileira: Neymar Júnior.
À época, o astro do Santos participou da abertura do espaço, que passou a contar com escola de futebol Meninos da Vila – unidade Neymar Júnior.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: Assista às reportagens da TV TEM
Caravana 20 anos da TV TEM visita Ourinhos em seu 18º destino
Adicionar aos favoritos o Link permanente.