Em seu penúltimo destino, Caravana 20 anos da TV TEM desembarca em Botucatu; conheça a cidade


A partir das 11h45 desta sexta-feira (5), moradores podem se reunir na Praça da Catedral para assistir ao jornal ao vivo e aproveitar as atividades oferecidas. Caravana da TV TEM chega à Botucatu no seu penúltimo destino em comemoração aos 20 anos da emissora
Adriano Baracho/ TV TEM
O projeto que comemora 20 anos da TV TEM, intitulado “Caravana 20 anos”, chega ao seu 19º destino nesta sexta-feira (04), em Botucatu (SP).
A celebração do aniversário da emissora já passou pelas cidades de Jaú, Lins, Santa Cruz do Rio Pardo, Tupã, Bastos, São Manuel, Pardinho, Assis, Pederneiras, Paraguaçu Paulista, Cândido Mota, Pompeia, Barra Bonita, Marília, Ibitinga, Garça, Lençóis Paulista e Ourinhos (SP).
A partir das 11h45, o TEM Notícias 1ª edição, chamado de TN1, será apresentado por Yonny Furukawa e Daniel Schafer na Praça da Catedral.
Além de acompanhar os bastidores do jornalismo regional, haverá uma série de atividades para a população no local:
Banda Sinfônica Municipal de Botucatu;
Serviços de saúde, como aferição de pressão e vacinação; e
Exposição de artesanatos da Casa do Artesão.
Serviços de saúde estão à disposição da população de Botucatu durante a Caravana 20 anos da TV TEM
Adriano Baracho/ TV TEM
A Caravana TV TEM se estende até este sábado (6), aniversário da emissora. A cada sexta-feira, a celebração percorreu uma cidade diferente da área de cobertura.
Nesta última semana, o projeto está sendo realizado desde quinta-feira (4), quando o projeto chegou a Ourinhos (SP). Depois de Botucatu, a parada vai ser em Bauru (SP), no sábado.
Na região de Sorocaba (SP), a Caravana desembarca em Jundiaí (SP) nesta sexta-feira. Já na região de São José do Rio Preto (SP), quem recebe o projeto é o município de Araçatuba (SP).
Caravana 20 anos: TV TEM comemora duas décadas com programação especial pelas cidades do interior de SP
Reprodução/TV TEM
Conheça a cidade
Caravana 20 anos da TV TEM chega a Botucatu (SP) em seu 19º destino
Prefeitura de Botucatu/Divulgação
O nome do município vem do termo em tupi Ybytu-katu, que significa “bons ares”. A designação ocorre muito pelo excelente clima das terras botucatuenses, vinda da cuesta, nome dado ao relevo colinoso responsável por belíssimas paisagens na região.
Os mistérios e lendas que ainda envolvem Botucatu datam do período anterior ao descobrimento do Brasil, quando o local onde está a cidade teria sido ponto de passagem do Caminho do Peabiru, trilha lendária que ligava o litoral atlântico às terras peruanas.
O povoamento do município teve início, de fato, entre o Ribeirão Lavapés e a Praça Coronel Rafael de Moura campos, onde se concentrava parte da tribo dos indígenas Caiuás.
Os primeiros sinais do crescimento vieram em 1830, quando fazendeiros decidiram subir a cuesta – e povoar os espaços ainda desabitados.
Em 23 dezembro de 1843, ocorreu a doação de terras para a criação do patrimônio da Freguesia de Sant’Anna de Botucatu pelo capitão José Gomes Pinheiro, considerada, para efeitos históricos, a data de fundação de Botucatu A elevação à categoria de cidade veio mais de 33 anos depois.
Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta uma população em crescimento na cidade. Além do perímetro urbano e da zona rural, o município também é formado pelos distritos de Cesar Neto (mais conhecido por Anhumas, um dos bairros do distrito), Rubião Júnior e Vitoriana.
O destaque no ensino superior da cidade é o campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que integra o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Botucatu (HC-FMB), um dos mais conceituados do Brasil.
Na instituição, os cursos de graduação de pós-graduação se concentram nas áreas da medicina, medicina veterinária, zootecnia, biociência e ciências agronômicas.
O turismo também é carro-chefe do município. O potencial turístico botucatuense é composto pelo Rio Tietê, a Fazenda Lageado, a Igreja de Rubião Júnior, as dezenas de cascatas e cachoeiras, entre elas a Cascata da Marta e a Cachoeira Pavuna, e as formações geográficas, que geraram lendas como as Três Pedras, o Gigante Adormecido e o Morro do Peru.
Fatos marcantes
Em SP, depois de Serrana, Botucatu vai participar de estudo com vacinação em massa
Durante o ano de 2021, no auge da pandemia, Botucatu recebeu uma pesquisa de avaliação da eficácia da vacina da Oxford/Astrazeneca contra a Covid-19. O estudo durou cerca de oito meses e promoveu uma vacinação em massa na cidade. Cerca de 94% do público elegível recebeu a primeira dose da vacina e 84%, a segunda.
Somente nos seis primeiros meses após o início da vacinação em massa, Botucatu já havia registrado, entre junho e novembro daquele ano, uma queda de 97% no número de internações por Covid-19.
Esse não foi o único protagonismo da cidade no combate à doença. Em 2020, o shopping da cidade, que estava fechado para circulação de pessoas, liberou a entrada de carros dentro dos corredores do prédio para os clientes retirarem os produtos na porta das lojas, em um sistema drive-thru.
Na época, o shopping disse que a medida foi tomada para “manter a segurança dos clientes e seguir as recomendações de isolamento durante as ações de prevenção ao coronavírus”. Segundo o centro comercial, o “drive-thru in door” foi inédito no país.
Shopping adotou drive-thru e liberou carros nos corredores das lojas em Botucatu (SP)
Guilherme Miletta/TV TEM
Ainda na saúde, Botucatu sediou uma história inédita para a medicina no Brasil: dois irmãos receberam transplantes de coração em menos de dois dias.
Paloma, de 19 anos, e Gustavo, de 18, possuíam uma doença cardíaca rara e muito grave, chamada de doença de Danon. Em menos de 48h, os dois encontraram doadores compatíveis e conseguiram realizar o transplante no Hospital das Clínicas da cidade.
Irmãos com doença rara recebem transplantes de coração no HC de Botucatu
Botucatu também foi – e é – notícia no esporte. O maior evento outdoor do país toma conta da cidade: o Brasil Ride, evento de mountain bike e ciclismo que reúne milhares de adultos e crianças, amadores e profissionais.
No ano passado, a 10ª edição do evento foi promovida no Largo da Catedral da cidade, durante o feriado de Corpus Christi, em junho.
Festival Brasil Ride de Ciclismo movimenta o feriado em Botucatu
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: Assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.