Mais de 50 estabelecimentos precisaram ficar fechados durante os 15 dias de interdição. Os comércios que ficam na calçada do prédio que desabou vão ter que atualizar o alvará para voltar a funcionar. Imagens mostram o estrago causado pelo desabamento parcial da fachada do prédio em Jaú
Central da Notícia/ Divulgação
A Prefeitura de Jaú (SP) liberou, na manhã desta sexta-feira (5), a abertura dos estabelecimentos comerciais localizados no entorno do prédio que desabou na região central da cidade, no dia 21 de abril. A galeria que fica no local também foi liberada para funcionamento das atividades comerciais.
Segundo a administração municipal, a liberação irá contemplar todos os comerciantes que protocolaram pedido de novo alvará de funcionamento junto à Prefeitura.
Os novos alvarás liberam o funcionamento dos estabelecimentos comerciais localizados na galeria do hotel de forma provisória, por 90 dias. Durante esse período, os proprietários deverão regularizar a documentação necessária junto à Prefeitura para a obtenção do alvará definitivo.
Os imóveis comerciais localizados nas ruas Major Prado e Amaral Gurgel, que permaneciam interditados, também retomam o atendimento ao público.
A Rua Major Prado, por exemplo, é considerada um dos principais corredores comerciais da área central de Jaú. Mais de 50 estabelecimentos comerciais precisaram ficar fechados durante 15 dias.
O fim da interdição ocorre após a finalização dos trabalhos de remoção da platibanda do prédio que estava condenada e de estabilização da estrutura remanescente.
Trânsito no local
Na última terça-feira (2), a Prefeitura de Jaú liberou o trânsito na Rua Major Prado, via que fica em frente à fachada do prédio que desabou na região central da cidade e estava interditada desde o dia 21 de abril.
Segundo a administração municipal, a liberação foi possível após o serviço de remoção total dos destroços no local, bem como de reparos da rede elétrica e a lavagem da via.
Trabalho de limpeza de destroços teve início neste domingo (23), em Jaú (SP)
Prefeitura de Jaú/Divulgação
Ainda segundo a prefeitura, os motoristas devem ficar atentos à sinalização de parada obrigatória no cruzamento da rua com a Amaral Gurgel, já que o semáforo continua desligado no local.
A Rua Amaral Gurgel, por sua vez, de acordo com a Defesa Civil, continua interditada no trecho entre a Major Prado e a Tenente Lopes.
Prefeitura de Jaú libera trânsito na rua Major Prado após desabamento de prédio
A queda
Os moradores de um prédio na região central de Jaú precisaram ser retirados do local na noite do dia 21 do mês passado, depois que parte da fachada desabou.
Vídeo mostra clarão no céu em explosão de transformador após queda de fachada de prédio
Segundo o Corpo de Bombeiros, com a queda da estrutura, a fiação elétrica foi atingida e houve uma explosão no transformador da Rua Major Prado, onde fica o prédio. Um vídeo mostrou o clarão no céu logo após o desabamento do prédio (veja o vídeo acima).
O local funciona como um hotel nos andares de cima, no primeiro e segundo andares ficam os apartamentos com moradores e na parte térrea são imóveis comerciais.
Imagens aéreas mostram parte da fachada de prédio que desabou no centro de Jaú
Ainda segundo a corporação, não houve registro de feridos, mas os moradores da região ficaram sem energia por conta da explosão do transformador. Imagens feitas com um drone mostram a destruição causada pela queda.
A Defesa Civil e a perícia técnica da Polícia Civil foram acionadas e as causas do desabamento estão sendo investigadas.
Parte da estrutura que desabou atingiu a área da cozinha dos apartamentos em Jaú
Central da Notícia/ Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: Assista às reportagens da TV TEM
Estabelecimentos comerciais no entorno de prédio que desabou voltam a funcionar em Jaú
Adicionar aos favoritos o Link permanente.