Cursos de Libras gratuitos estão com inscrições abertas no interior de São Paulo; confira como participar


Em Botucatu, o Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (Nape) “Alcyr de Oliveira”, vinculado a Secretaria Municipal de Educação de Botucatu (SP), está com inscrições para duas turmas. A Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza gratuitamente um curso online, com video-aulas, prática e teoria. Curso libras
UFU/Divulgação
O Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (Nape) “Alcyr de Oliveira”, vinculado a Secretaria Municipal de Educação de Botucatu (SP), está com inscrições abertas para duas turmas do Curso de “Língua Brasileira de Sinais”, Libras.
As aulas são direcionadas para a comunidade em geral e a todos os interessados em se comunicar com deficientes auditivos. O curso, de caráter semipresencial, terá duração de 20 horas e será realizado entre os dias 18 a 29 de setembro. As aulas ocorrerão das 19 às 21h.
As inscrições seguem até a próxima sexta-feira (15) e deverão ser feitas exclusivamente pelo telefone (14) 99731-0754. As vagas são limitadas a 30 inscritos.
Curso on-line
Já a plataforma de cursos online da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza gratuitamente um curso online de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) com vídeo-aulas, prática e teoria.
Além das vídeo-aulas online, a disciplina “FLL1024 – Língua Brasileira de Sinais”, disponibilizada na plataforma, inclui o mesmo material de apoio fornecido para os estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).
Ao todo, são 10 aulas explicativas, um glossário com as palavras utilizadas, dois exercícios-teste, 10 práticas, resumos e outros recursos para quem está aprendendo o idioma. Para assistir aos vídeos não é necessário cadastro. O curso pode ser acessado neste link.
Curso de Libras
Divulgação/JCPM
Libras
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. As línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua.
A Libras possui estrutura gramatical própria, onde os sinais são formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.
Segundo a legislação vigente, Libras constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.
Mais de 10 milhões de brasileiros possuem algum tipo de problema auditivo e, destes, cerca de 2,7 milhões são surdos. De acordo com o último Censo realizado no país, de 2022, a estimativa é que mais de 2 milhões de pessoas falem a língua no país.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.