Entenda os critérios para doação de sangue de cães e gatos


Assim como os seres humanos, pets também possuem tipagem sanguínea e precisam fazer testes antes da doação, segundo médica veterinária de São José do Rio Preto (SP). Doação de sangue realizada em animais
Camila Maia/Transfucão/Divulgação
Você sabia que cachorros e gatos podem doar sangue? No entanto, para que um pet possa salvar a vida de outro, são necessários requisitos veterinários e também a autorização do tutor para o procedimento.
Segundo a médica veterinária Thais Antonussi, de São José do Rio Preto (SP), assim como os seres humanos, cães e gatos também possuem tipagem sanguínea.
“Os gatos têm três tipos sanguíneos, e os cães possuem oito. Em cães, assim como humanos, é necessário antes de qualquer transfusão fazer o teste de compatibilidade e tipagem sanguínea. Neles, as reações transfusionais são menos comuns. Já em gatos podem ser severas”, explica.
Médica veterinária Thais Antonussi, Responsável pelo banco de sangue Hemoser, em Rio Preto (SP)
Thais Antonussi/Divulgação
A médica veterinária afirma que o peso, a idade e a saúde fazem parte dos requisitos para que os animais se tornem doadores.
“Cães devem ter mais que 25 quilos, idade de 1 a 7 anos, dóceis e saudáveis. Os gatos devem ter peso médio de quatro quilos, não podem ser obesos, sem acesso à rua, e também de 1 a 7 anos.”
Porém, ao contrário dos humanos, os pets não precisam passar por uma preparação antes da coleta do sangue, desde que atendam aos pré-requisitos.
Pets podem doar sangue
Reprodução/TV Santa Cruz/Arquivo
Segundo Thais, os animais que já são doadores precisam respeitar um intervalo de tempo entre cada procedimento. “A frequência de doação com segurança deve ser feita a cada 3 meses.”
A veterinária ainda acrescenta que estimular a doação de sangue pode salvar a vida de animais vítimas de acidentes ou doenças.
“A procura por bolsas de sangue de cães e gatos é muito grande por diversos motivos, como anemias, hemoparasitoses, doenças virais, tumores, traumas, hemorragias, sendo que a transfusão de sangue é indispensável para o tratamento desses pacientes e manutenção da vida”, explica.
Veja mais notícias em Mundo Pet
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.