De acordo com o relatório da ONG SOS Mata Atlântica, divulgado nesta semana, seis dos 59 pontos do rio monitorados se enquadram no índice de qualidade de água boa; três ficam em Itu e Salto (SP), mas em afluentes do Tietê. Rio teve aumento da mancha de poluição, passando de 122 para 160 km em um ano. Trecho do rio Tietê que passa por Salto (SP)
William Silva/TV TEM
Três dos seis pontos do Rio Tietê considerados com qualidade de água boa, conforme estudo da ONG SOS Mata Atlântica, estão na região de Sorocaba (SP). Conforme relatório divulgado pela ONG nesta semana, os locais com esse índice ficam em Itu e Salto (SP). Nesta sexta-feira, 22 de setembro, é comemorado o Dia do Rio Tietê.
De acordo com o relatório, divulgado na terça-feira (19), apesar do bom índice, nenhum deles foi registrado diretamente no Rio Tietê, na região de Sorocaba, mas em seus afluentes.
LEIA TAMBÉM
ONG diz que 34 cidades da Grande SP despejam mais de 600 toneladas de esgoto por dia no rio
Novo projeto quer tentar despoluir Rio Tietê até 2026
Três pontos na região de Sorocaba (SP) têm qualidade boa de água, porém, nenhum deles é no Rio Tietê
Thiago Ariosi/TV TEM
Confira abaixo os seis dos 59 pontos monitorados da Bacia do Rio Tietê com o índice de qualidade de água boa:
Rio Caiacatinga – Itu;
Rio Jundiaí – Salto
Rio Piracicaba – Piracicaba;
Rio Piraí – Salto;
Rio Tietê – Biritiba-Mirim;
Rio Tietê – Botucatu.
Conforme a ONG, o índice de água boa aumentou de 4,23%, em 2010, para 10,2% em 2023, porém, “ainda não foi observada qualidade de água ótima desde 2010”.
Dia do Rio Tietê: poluição que vem da capital se concentra no trecho de Salto
O rio Jundiaí, que fica em um ponto de coleta de Salto, é um dos destaques positivos do relatório, pois passou da qualidade regular para boa. Ainda segundo o relatório, houve uma diminuição no despejo irregular de efluentes decorrentes de indústrias, que causam espuma tóxica, o que proporcionou a melhoria da qualidade da água.
Espuma tóxica registrada no Rio Tietê, em Salto (SP), em julho deste ano
Reprodução/TV TEM
“Ressalta-se que isso se deve muito às fiscalizações que o Consórcio PCJ e o Comitê de Bacia PCJ fazem em relação ao monitoramento do rio e também aos voluntários do Observando os Rios que estão sempre atentos e denunciando qualquer alteração na qualidade e aparência do rio Jundiaí, um grande exemplo de como o controle social de um bem comum, nosso rio, é fundamental”, pontuou.
Qualidade da água nos trechos do rio Tietê
Beatriz Santos/TV TEM
Aumento da mancha de poluição
Mas a situação do Rio Tietê ainda é preocupante. Isso porque o relatório anual feito pela ONG SOS Mata Atlântica aponta que a mancha de poluição no Rio Tietê cresceu nos últimos 12 meses. Agora se estende por 160 quilômetros, 31% a mais que o ano anterior, quando eram 122 quilômetros de poluição.
A poluição tornou a água imprópria em três trechos do rio Tietê, que totalizam os 160 km de extensão, representando 27,7% dos 576 quilômetros monitorados.
Moradores registraram água escura no Rio Tietê, em Salto (SP), em 2021
Claudio Silva dos Santos/Gilberto Esquerdo/Arquivo Pessoal
Dos 59 pontos monitorados, outros seis foram qualificados com qualidade péssima, todos na Grande São Paulo. São eles:
Rio Tietê – Barueri;
Rio Pinheiros – São Paulo;
Rio Pinheiros – São Paulo;
Rio Pinheiros – São Paulo;
Rio Jacu – São Paulo;
Rio São José (Foz) – São Paulo.
O levantamento foi feito entre a nascente do rio, em Salesópolis, até o município de Barra Bonita (SP), na jusante da eclusa, na hidrovia Tietê-Paraná. Ao todo, o Tietê tem 1.100 quilômetros de extensão, e sua foz é no Rio Paraná, em Itapura (SP).
O monitoramento contou com a ajuda de grupos voluntários e integrantes do programa Observando os Rios, coletas feitas pela equipe técnica da Fundação SOS Mata Atlântica e, como complemento, dados oficiais produzidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Voluntária que faz a coleta e análise da água do Rio Tietê, no trecho de Salto (SP)
Thiago Ariosi/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Dia do Rio Tietê: região de Sorocaba tem três dos seis pontos com qualidade de água boa, aponta estudo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.