Festival de Artes Cênicas de Bauru começa na segunda-feira; confira a programação


Evento chega a 12ª edição com espetáculos nacionais e internacionais, oficinas, mostra audiovisual e conferência. Programação do Festival de Artes Cênicas de Bauru começa nesta segunda
Jorge Etecheber/Divulgação
A programação do Festival de Artes Cênicas de Bauru (SP) (Face) começa na segunda-feira (25). O evento chega a 12ª edição com várias ações gratuitas em diversos espaços públicos da cidade.
Neste ano, o festival oferece até sábado (30) espetáculos, oficinas, mostra audiovisual e conferência entre artistas e público (veja a programação abaixo)
Uma das propostas da atual edição é refletir sobre o hibridismo e o uso da inteligência artificial no meio das artes, em articulação com questões relacionadas à memória.
A abertura do evento seria neste sábado (23), mas os espetáculos “Estado de Colapso 3” e “Sete cortes até você”, programados para sábado e domingo (24), respectivamente, foram adiados devido à previsão de altas temperaturas. Em breve, a organização do festival divulgará novas datas.
Com exceção das atrações em espaços públicos, todos os espetáculos do Face terão entrada limitada e e ocorrem no Espaço Protótipo, que fica na rua Marcondes Salgado, 1-66.
Os ingressos para as apresentações deverão ser retirados uma hora antes de cada espetáculo. Para garantir a participação nas oficinas, os interessados devem se inscrever por meio da plataforma.
Veja a programação
25 de setembro (segunda-feira), 19h, no Espaço Protótipo
Bicho Transparente (Grupo Protótipo Tópico – Bauru): Com suas marcas, a existência dilacerada de identidades, o artificismo das relações humanas e o ciclo do poder permeiam a poética de Bicho Transparente. O espetáculo transformado em obra audiovisual transita entre histórias reditas e acontecimentos calados. As palavras se esfacelam no ar, no tempo e na violência. Um espaço de poetização das vozes caladas de mulheres sufocadas pelas caprichosas interferências do “detentor do poder”.
Preâmbulo – Carne com Alma Dentro (Grupo Protótipo Tópico – Bauru): O infinito acontece em um instante de pensamento de 4 segundos, que pode ser palavra, pode ser carne, pode ser alma dentro… Toda paisagem desolada das imagens são cumes de enrugamento do ser criador e seus cárceres de histórias. O ser do livro transita pelas memórias, pelo tempo, pelo gosto salgado e pela busca de identidade. A bestialidade resvala na criação e acaricia os pensamentos, o olho do lobo ainda enxerga a sombra distante. Essa obra é uma experiência audiovisual criada a partir do solo teatral de mesmo nome.
26 de setembro (terça-feira), 20h, no Espaço Protótipo
Todas as coisas que já não são minhas (Kaya Cia de Dança – Bauru): A memória tem algum valor quando contada por outra pessoa? Você saberia responder qual é o bem mais valioso que tem consigo atualmente? Certas lembranças, certas memórias, às vezes, se perdem com as escolhas que fazemos durante a vida… Inspirado no livro da escritora bauruense Renata Machado, “Todas as coisas que já não são minhas” é um espetáculo de dança contemporânea que aborda questões familiares, baseadas no cotidiano de um lar tipicamente brasileiro. Neste trabalho, a Kaya Cia de Dança convida o público a refletir sobre aquilo que não é dito quando nos sentamos ao redor da mesa.
27 de setembro (quarta-feira), 20h, Espaço Protótipo
Homenagem (LUME Teatro e Yael Karavan – Campinas e Lisboa): Homenagem é um espetáculo de teatro-dança que coloca em cena a problemática da extinção de espécies (flora e fauna), cuja ausência antevê silenciosas, porém duras, repercussões na vida do planeta. Emergindo da linha tênue entre o trágico e o cômico, revelará contradições do comportamento humano na sua interação com o planeta Terra. A investigação, apesar de exaustiva, será infinda, procurando sensibilizar para a existência de espécies que também aqui devem ter lugar.
28 de setembro (quinta-feira), 20h, no Espaço Protótipo
Tigrela (Magnólia Cultural – São Paulo): O território de Ciranda de Pedra tem uma nova líder: o sistema operacional Tigrela. Ao mesmo tempo, um ex-rei, uma religiosa, uma jornalista e um cidadão estão sendo caçados pelo exército de ratos. Como num quebra-cabeça, presente e passado fundem-se neste atípico suspense sobre poder, tecnologia e sexo.
29 de setembro (sexta-feira)
Un Buen Morir, del amor y otras iluminaciones (Teatro de Los Andes – Bolívia) *Legendas em português – 17h, Youtube Face Bauru: “Un Buen Morir” é a história de um casal de atores que compartilham seu último café da manhã antes do amanhecer. Um café da manhã surreal, carregado de cheiros e lembranças do passado vivido entre os encontros e desentendimentos que marcam a história de um casal maduro. Mas não é qualquer casal. Ele está morto e ela tem pouco tempo para cumprir um pacto do qual não pode voltar atrás. Uma peça cheia de surpresas e poesia, que aborda a partir de um recorte policial quase ficcional, o mundo íntimo das relações de casal que continuam juntos até a meia-idade e a decisão consciente de morrer.
Animalia de um Ridículo (Grupo Protótipo Tópico – Bauru) – 20h, no Espaço Protótipo e transmissão ao vivo Youtube: Em “Animalia de um Ridículo”, o artista explora um universo mítico com criaturas solitárias que buscam superar a insuficiência da existência. Inspirado por Lacan, a linguagem é um fio condutor, enquanto a antropomorfia na arte humaniza esses seres, refletindo lutas humanas. Um mergulho na essência da comunicação e da condição humana.
30 de setembro (sábado)
Exibição: Performing Project Sessions – 17h, Youtube Face Bauru: Esta é a 9º temporada do Performing Project Sessions, projeto que começou em Bauru-SP e a cada sessão convida artistas de múltiplas linguagens para comporem produções audiovisuais sobre um mesmo tema. São doze videoartes de até 1 minuto, produzidas a partir de uma mesma provocação, que resultam em uma narrativa múltipla de significados. Nesta edição do festival, participam os artistas: Laís Trovarelli, Letícia Flávia, Andressa Francelino, Diez, Graziele Garbuio, Juliana Ramos, Rafa Touso, Carolina Moya, Victória Rangel, Marco Antônio Silva, Fábio Valério e Rodrigo Vieira.
Cabaret Scènesonore – 20h, no Espaço Protótipo: Um teatro de variedades, unindo modalidades diversas das artes cênicas… sob o comando das nossas mestres de cerimônias, artistas de circo, dança e teatro sobem ao palco do Espaço Protótipo para o encerramento do 12º FACE.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.