Empresários do sorvete promovem evento para apresentar inovações do setor em Itápolis


Atividades têm início às 12h45, no Salão Paroquial do Divino Espírito Santo e no Calçadão Alcides Cogo. Para participar, é preciso se inscrever pela internet. Sorveteria de Itápolis atrai clientes da região que se surpreendem com os sabores diferenciados
Solaretto /Divulgação
Itápolis, conhecida como “Capital do Sorvete”, sedia nesta segunda-feira (25) o evento “Decola”, idealizado pelos profissionais do ramo de sorvetes da cidade. A conferência tem apoio do Sebrae-SP, Senai-SP, Associação Brasileira da Indústria e do Setor de Sorvetes (ABIS), Associação Comercial e Prefeitura Municipal.
Gratuito ao público, o evento apresentará tendências e novidades do mercado, além de debater sobre o futuro do varejo e a abordar temas como eficiência energética.
As atividades têm início às 12h45, no Salão Paroquial do Divino Espírito Santo e no Calçadão Alcides Cogo. Para participar, é preciso se inscrever no link.
Segundo os organizadores, o Decola evidencia o potencial econômico e gastronômico de Itápolis com a potencialidade do sorvete e coroa as comemorações do Dia Nacional do Sorvete, comemorado todo dia 23 de setembro, data na qual acontece a Festa do Sorvete na cidade.
“Capital Nacional do Sorvete”
Itápolis, cidade com 42 mil habitantes, recebe esse título porque 80% da população tem origem de famílias que vieram da região de Vêneto, na Itália. Nesse local, há muitos sorveteiros e fabricantes de máquinas e insumos para a produção de sorvete.
No passado, as famílias vieram para Itápolis e, por causa da cultura da região italiana, também começaram a comercializar sorvete. Além de fabricar, os empresários do ramo também vendem os produtos para outros municípios.
De acordo com a prefeitura, esses estabelecimentos geram 200 empregos diretos e 100 indiretos. O faturamento do setor é de R$ 1 milhão por mês na cidade.
A cidade já teve mais de 20 sorveterias que produziam os próprios sorvetes, tendo inclusive a Rota do Sorvete, escolhida pela própria população do município, que elegeu o melhor sabor fabricado por cada sorveteria.
O destaque não é apenas pelo número de fabricantes ou sorveterias, mas também pela produção de sorvetes artesanais e com sabores únicos. Tem gorgonzola com doce de leite, tomate com manjericão servido como porção, entre outros tantos.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.