Eleições para Conselho Tutelar em Bauru são adiadas para novembro


Votação no restante do país é neste domingo (1°). Na cidade do centro-oeste paulista, órgão precisou readequar os prazos devido ao atraso na escolha de empresa responsável pela prova aplicada aos candidatos e pelo processo eleitoral. Eleições do Conselho Tutelar serão no dia 12 de novembro em Bauru (SP)
Conselho Tutelar/Divulgação
As eleições para novos agentes de Conselho Tutelar serão realizadas neste domingo (1º) em todo o país. Porém, apesar de ser uma eleição nacional, o Conselho Tutelar de Bauru (SP) precisou adequar o prazo do procedimento e, na cidade, a escolha dos novos conselheiros só será realizada no dia 12 de novembro.
De acordo com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, a prova aplicada aos candidatos que deveria ter ocorrido em abril, só foi realizada no dia 17 deste mês e o resultado será divulgado neste sábado (30).
Somente depois dessa data serão definidos os candidatos e iniciado o período de campanha. Os locais de votação serão divulgados no dia 7 de novembro e a eleição ocorre no dia 12, das 8 às 17h.
Em nota, “a Secretaria de Bem-Estar Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) informam que já foi iniciado o processo licitatório no prazo para a contratação da empresa. O atraso, segundo os órgãos, se deu pelo fato de nenhuma empresa se dispor a realizar a prova e o processo eleitoral”, diz o texto.
“Desta forma, houve a necessidade de adequações no termo de referência para que as empresas se propusessem a realizar a inscrição e a prova de habilitação dos conselheiros”, completa.
Ainda de acordo com a nota, haverá tempo hábil para o início das atividades dos novos conselheiros no início de janeiro de 2024.
Quem pode votar
Ao todo, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), serão escolhidos 30,5 mil conselheiros entre os candidatos para os postos.
Eleitores que estão em situação regular na Justiça Eleitoral podem votar normalmente. Para exercer esse direito, basta se apresentar com CPF, documento original com foto (físico ou eletrônico) e comprovante de residência. A votação é facultativa.
Jovens entre 16 e 17 anos também podem votar. Para isso, os mesmos documentos precisam ser apresentados, com o comprovante de residência associado ao nome dos pais ou responsáveis legais.
Os locais de votação para conselheiro tutelar não são todos iguais aos das eleições gerais. Como se trata de um processo menor, as zonas eleitorais foram agrupadas.
As consultas sobre o local de votação e os candidatos podem ser feitas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de sua cidade.
Os eleitores também podem procurar diretamente a prefeitura de seu município para obter essas informações.
Outras cidades
Em Marília, são 19 candidatos e a eleição vai ocorrer em dois locais: eleitores da zona 70 votarão na Unesp, na Avenida Hygino Muzzi Filho, número 737 e eleitores da zona 400 votarão na Faip, na Avenida Antonieta Altenfelder, 65.
Já em Botucatu, são 10 candidatas e a eleição vai ser na Escola Rafael de Moura Campos, localizada na Rua Visconde do Rio Branco, 400, no centro da cidade.
Em Ourinhos, também são 10 candidatas também e a votação será em 4 escola: Georgina Lopes do Amaral (Caic), EE Prof. Josepha Cubas da Silva, EE Prof.ª Maria do Carmo Arruda da Silva, EE Domingos Camerlingo Caló. Os eleitores podem consultar a escola que vai votar no site da prefeitura.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.