Dois equipamentos que atendem a demanda do Sistema Único de Saúde estão quebrados. Câncer de mama é o de maior incidência entre as mulheres e o que mais mata. Mamógrafos da rede pública de saúde em Bauru estão sem funcionar
No mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, as pacientes que precisam fazer pela rede estadual de saúde um dos exames mais importantes para detectar a doença não conseguem realizar a mamografia em Bauru (SP).
Indicado para detectar uma série de problemas nas mamas, principalmente o câncer, a mamografia não está sendo realizada pela rede pública na cidade porque os dois aparelhos, os mamógrafos do Hospital Estadual e da Maternidade Santa Isabel, disponíveis para atender esse público, encaminhado pela Secretaria Estadual de Saúde, não estão em funcionamento.
O exame é uma ferramenta de prevenção essencial para câncer de mama que é um dos com maior incidência entre as mulheres e o que mais mata, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A dona de casa Raquel Garcia está com o pedido para realizar o exame desde o dia 19 de junho. Ela fez a cirurgia para retirada do tumor no ano passado e estava com o exame de mamografia marcado para o dia 21 de setembro deste ano.
“Mas um dia antes, no dia 20, me ligaram dizendo que a máquina estava quebrada e não ia conseguir fazer. Faz um ano que fiz a cirurgia e ainda não consegui fazer a mamografia”, conta.
A porteira Maria Augusta de Jesus aguarda desde fevereiro a realização do exame. A mamografia deveria ter sido feita no Hospital Estadual, mas a paciente também foi informada que o equipamento está quebrado.
“Para quem passou por um câncer é muito angustiante essa espera. Não nos deram nenhuma previsão de quando vai ser possível fazer o exame”, afirma.
Questionado pela TV TEM, o Departamento Regional de Saúde informou que nenhuma paciente está desassistida e que estão sendo encaminhadas para realização do exame de mamografia no Hospital Amaral Carvalho em Jaú.
Informou também que o mamógrafo da Maternidade Santa Isabel está em manutenção, porém não informou quando ele irá voltar a funcionar. Também não respondeu sobre o mamógrafo do Hospital Estadual.
Paciente aguarda desde fevereiro o exame de mamografia em Bauru
TV TEM/ Reprodução
Mamografia
A mamografia é um exame da mama feito em um aparelho chamado mamógrafo, com o objetivo de identificar alterações no tecido mamário.
Esse exame é capaz de identificar um tumor não palpável (normalmente menor do que um centímetro), assim como assimetrias e microcalcificações. Quanto menor o tumor ou a lesão maligna identificada, maiores são as chances de cura e diminuição da mortalidade.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que a mamografia de rastreamento seja realizada em pacientes assintomáticas após os 40 anos e este seguimento deve ser feito anualmente até os 69 anos.
Uma lei de 2008 garante o direito ao exame pelo Sistema Único de Saúde para todas as mulheres entre 40 e 49 para rastreamento do câncer.
Exame de mamografia é mais indicado para prevenção e acompanhamento de tratamento do câncer de mama
Shutterstock
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região
No mês de combate ao câncer de mama, pacientes sofrem com falta de mamógrafos em Bauru
Adicionar aos favoritos o Link permanente.