Self storage: ‘guarda-móveis’ são alternativa para quem precisa de mais espaço em casa ou na empresa


Espaços podem ser contratados e utilizados como local para guardar móveis e outros objetos pessoais. Alternativa oferece diversos tamanhos de box e tem se popularizado, tanto entre pessoas que procuram ‘ampliar’ o armazenamento de suas casas e apartamentos, quanto por empresas. Essa tendência está transformando a maneira como as pessoas e empresas gerenciam seus pertences e espaço
Paula Oliveira/Arquivo Pessoal
Em um mundo onde a otimização do espaço é uma necessidade, o self storage ou “guarda-móveis”, como é conhecido no Brasil, pode ser uma solução versátil e inovadora.
Essa tendência está transformando a maneira como as pessoas e empresas gerenciam seus pertences e espaços, oferecendo um local separado, que funciona como um depósito para guardar itens como móveis, objetos, documentos, estoques, mercadorias, entre outros.
Com apartamentos cada vez mais pequenos e o crescimento de empresas, o Self Storage tem sido amplamente utilizado tanto por pessoas que procuram um espaço para guardar objetos que não cabem em casa, quanto por empresas que procuram expandir o negócio.
Os boxes costumam atender às mais diversas necessidades dos clientes, desde boxes minis, com 2m², até boxes de 20m² ou mais se o cliente precisar
Paula Oliveira/Arquivo Pessoal
Paula Oliveira, sócia administradora de uma empresa especializada no serviço em Sorocaba (SP), explica que com o self storage o cliente tem a autonomia para gerir seu próprio espaço locado, fazendo a armazenagem, movimentações, entrada ou saída de itens, principalmente por ser um espaço privativo, ou seja, um espaço fechado para uso pessoal, onde terceiros não tem acesso.
“O cliente escolhe o melhor tamanho para sua necessidade, faz a contratação, armazena, tranca e leva a chave e faz o acesso conforme necessite no decorrer do tempo de locação – seja para movimentar algum item/fazer alguma checagem, entrada ou saída de item.”
Esta necessidade está aumentando constantemente, já que as pessoas tem optado por espaços/casas/aptos menores
Paula Oliveira/Arquivo Pessoal
Segundo Paula, essa necessidade vem aumentando constantemente, já que, muitas vezes, as pessoas tem optado por espaços/casas/aptos menores e mais práticos para o seu dia a dia, seja por necessidade ou escolha. Nesse caso, o self storage acaba se tornando uma espécie de extensão da casa ou de empresas.
“Surge como opção atrativa para diversos tipos de pessoas e empresas porque é uma ótima solução para o problema de falta de espaço pelo seu ótimo custo benefício, praticidade no uso e desburocratização no processo de locação”, relata.
Como contratar
Antes de alugar o espaço, o cliente deve escolher o tamanho da unidade que atenderá às suas necessidades
Paula Oliveira/Arquivo Pessoal
Antes de alugar o espaço, o cliente deve escolher o tamanho da unidade que atenderá às suas necessidades.
Paula ainda conta que em casos de pessoa física, a contratação do espaço costuma acontecer em momentos de mudança, reforma, viagem ou apenas quando percebe a necessidade de aproveitar melhor o espaço em casa, por exemplo, levando para o box itens que usa com menos frequência, como objetos de lazer, decoração, facilitando a organização e melhorando a qualidade de vida.
“Para pessoa jurídica, há grande demanda pelo espaço para armazenagem de documentos, estoques, mobília, itens de uso sazonal, material promocional, itens de showroom, equipamentos e máquinas de uso esporádico.”
Os boxes costumam atender às mais diversas necessidades dos clientes, desde boxes minis, com 2m², até boxes de 20m² ou mais se o cliente precisar, pois a estrutura na maioria das vezes permite rearranjo, com uma operação simples de junção de mais de um box, o que é feito pela própria empresa, mediante necessidade do cliente.
O espaço é projetado para não ter problemas com umidade e ser o mais seguro possível
Paula Oliveira/Arquivo Pessoal
Os contratos podem ser mensais, com renovação automática e não há multa para rescisão. Se o cliente não quiser renovar para o próximo mês, ele pode notificar a unidade e retirar seus itens antes do vencimento do período. Ele usa o espaço pelo tempo que precisar, normalmente com tempo mínimo de locação sendo mensal, no caso.
O cliente ainda não precisa se preocupar em perder coisas por deixar muito tempo, já que o espaço é projetado para não ter problemas com umidade e ser o mais seguro possível.
“Os boxes são todos fechados; é feita limpeza e higienização periódica do espaço comum e corredores de acesso; é disponibilizado no local aos clientes itens para que ele possa fazer a limpeza do seu próprio espaço em um eventual acesso ao box ou até mesmo de forma programada, uma vez que dentro dos boxes o acesso é restrito apenas ao locatário”, finaliza a sócia administradora da empresa Guarde Mais Sorocaba.
*Colaborou sob supervisão de Júlia Martins
Veja mais notícias na página especial Mercado Imobiliário do Interior
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
t

Adicionar aos favoritos o Link permanente.