Quatro dias após temporal, clientes ainda sofrem com internet e telefone instáveis no interior de SP; veja a situação na sua cidade


Anatel identificou problemas nas regiões de Itapetininga, Sorocaba, Bauru e Bauru (SP). Segundo levantamento, clientes em 17 cidades estão incomunicáveis; problemas afetam até quase 50% dos clientes. Os desafios para a expansão da rede 5G no Brasil
Reprodução/TV Globo
Após quase 96 horas, alguns moradores ainda estão incomunicáveis no interior de São Paulo. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), há instabilidade nos serviços de internet e telefone em 17 cidades das regiões de Itapetininga, Bauru e Sorocaba (SP).
Os serviços foram interrompidos pelo temporal, com ventos de até 133 km/h, que atingiu a região na tarde de sexta-feira (3). Além de prédios e casas danificadas, moradores ficaram sem água e energia elétrica.
Conforme levantamento realizado pelo g1, a Anatel identificou instabilidade de ao menos uma operadora nas 18 cidades. Até a conclusão desta reportagem a Vivo é a companhia com maior nível de problemas nos sinais. Veja a situação atualizada no mapa abaixo:

Ribeirão Branco (SP) é o município com maior porcentagem de clientes sem sinal. Segundo a Anatel, na cidade, 50% dos clientes da Vivo estão com algum problema de conectividade.
A Claro informou que o sinal foi restabelecido em 11 cidades. Contudo, não informou a situação de Bauru, Itaberá, Itararé e Jarinu.
Já a TIM enfrenta instabilidade em seis municípios. Em Itapetininga, o sinal foi restabelecido.
Internet e telefone foram afetados por cabos rompidos e falta de energia
Redes sociais/Reprodução
De acordo com a Anatel, os clientes enfrentaram instabilidade para usar a internet móvel e fazer ligações por celular, devido à falta de energia que afetou as antenas de transmissão.
Alguns moradores também ficaram sem internet e telefone em casa devido ao rompimento dos cabos de energia, provocado por quedas da árvores.
Alimentos estragados por falta de energia elétrica? Advogado explica como pedir ressarcimento
O que dizem as operadoras
O g1 solicitou um posicionamento das empresas.
Em nota, a TIM disse que os serviços foram normalizados na maior parte das cidades afetadas pela tempestade em SP. “As equipes estão empenhadas desde a última sexta-feira para restaurar completamente a rede o mais breve possível”, conclui.

Prédios destelhados e queda de árvores: veja imagens dos estragos causados pelo temporal na região de Itapetininga
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.