Com 52 alunos, USP forma primeira turma de medicina em Bauru: ‘Marco histórico’, afirma professor


Alunos concluíram o curso, que se tornou um dos mais desejados da USP desde sua inauguração, em fevereiro de 2018. 1ª turma de medicina da USP Bauru se formou na sexta-feira (10)
Arquivo pessoal
A colação de grau da primeira turma de medicina da USP de Bauru (SP) foi realizada na sexta-feira (10), um mês após ser instituída a Faculdade de Medicina de Bauru.
Ao todo, 52 alunos concluíram o curso, que se tornou um dos mais desejados da USP desde a sua inauguração, em fevereiro de 2018, com 60 vagas atreladas à Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB).
Maria Clara de Freitas Dantas, de 25 anos, comemora junto dos pais e amigos a formatura na primeira turma de medicina da USP de Bauru (SP)
Arquivo pessoal
Maria Clara de Freitas Dantas, de 25 anos, faz parte dessa turma. Ela é nascida em Bauru, mas cresceu no Rio de Janeiro (RJ). Voltou à cidade natal para realizar o sonho de cursar medicina e comemorar junto da família e dos colegas a conquista.
Em entrevista ao g1, a jovem conta que o processo foi de muita adaptação, já que o curso, além de ser novo, tinha uma proposta curricular renovada. Entre os desafios, continuar os estudos durante a pandemia da Covid-19 foi um dos principais citados pela médica recém-formada.
“Nesse momento de colação de grau e formatura, eu só tenho que estar muito emocionada, porque não foi fácil chegar até aqui. Foram muitos obstáculos, inclusive a pandemia, que aconteceu no meio desse caminho. Hoje eu estou muito feliz de ter feito parte dessa história. Até porque, como primeira turma, a gente desbravou todo o trajeto de um curso”, reforça Maria Clara.
Como tradição, as turmas de medicina da USP recebem o nome de um professor escolhido pelos alunos. O professor doutor Luiz Fernando Ferraz da Silva foi o nomeado pela turma que se graduou na sexta.
“Formar a primeira turma da USP em Bauru é mais que um marco histórico, é a realização de um sonho. De um sonho da sociedade bauruense e um sonho da própria Universidade de São Paulo, que, desde muito cedo, com a implantação do Centrinho, já se falava sobre a possibilidade da medicina nesse processo”, contou o professor.
Professor Doutor Luiz Fernando foi o escolhido para dar nome à 1ª turma de medicina da USP de Bauru (SP)
Arquivo pessoal
Faculdade de Medicina de Bauru
Em outubro de 2023, um mês antes da colação de grau da primeira turma, foi oficializada a criação da Faculdade de Medicina de Bauru, deixando de ser apenas um curso da FOB e recebendo o título de uma nova unidade da USP na cidade.
“O esforço da implantação deste curso é tanto da universidade, mas especialmente dos alunos, que foram fundamentais. Eles compreenderam esse processo e ajudaram a construir esse curso até chegar esse momento que serve para coroar, mostrar que tudo isso valeu a pena e que agora tudo isso é um ponto sem volta”, finaliza o professor.
*Sob supervisão de Mariana Bonora
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.