Tutores dos animais devem agendar a vacinação.
Prefeitura de Tupã/Divulgaçaõ
Neste sábado (18) a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses e do Departamento de Vigilância em Saúde, realizará vacinação antirrábica em Universo, distrito de Tupã. Os atendimentos serão realizados na praça central do distrito, das 13h às 17h.
Segundo informações da Secretaria, para a vacinação dos animais os tutores devem agendar a aplicação pelo telefone (14) 3404-2202. Vale destacar que poderão ser vacinados contra a raiva somente cães e gatos com mais de 3 meses de vida. Caso o tutor possua uma carteirinha de vacinação do pet, deve apresentar o documento para que a equipe registre a nova imunização.
“A raiva é uma doença que esta controlada em nosso país e a responsável por isso é a imunização anual dos animais. Por isso, precisamos da colaboração de todos os moradores do distrito para que agendem a vacinação dos seus pets, visto que essa vacina é anualmente obrigatória e ajuda a reforçar a saúde dos animais”, disse a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.
Além da vacinação itinerante que será realizada no distrito, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mantém ponto fixo de vacinação antirrábica durante todo o ano ao lado do Centro de Saúde — dr. Walter Pimentel (avenida Tapuias, no antigo Parque Infantil). Agentes de zoonoses atendem no local de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Raiva
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.
Sintomas nos animais
O animal se torna agressivo, com tendência a morder objetos, outros animais, o homem, inclusive o seu proprietário, e morde-se a si mesmo, muitas vezes provocando graves ferimentos. A salivação torna-se abundante, uma vez que o animal é incapaz de deglutir sua saliva, em virtude da paralisia dos músculos da deglutição.
Sintomas nos humanos
Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos (pródromos) da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias. Nesse período, o paciente apresenta mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta; entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia.
Podem ocorrer linfoadenopatia, hiperestesia e parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, e alterações de comportamento.
Confira mais notícias de Tupã
Sábado tem vacinação antirrábica em Universo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.