Segundo denúncias, aparelhos estariam gerando medições erradas e causando risco aos pacientes. MP-SP moveu ação civil pública para apurar o caso. Pacientes de Ourinhos denunciaram que os aparelhos de medição estão com problemas
TV TEM/ Reprodução
A Justiça de Ourinhos (SP) atendeu ao pedido do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e determinou a suspensão do fornecimento de medidores de glicemia oferecidos pela prefeitura da cidade.
A ação civil pública foi baseada em denúncias recebidas pelo MP-SP que indicavam que os aparelhos não estavam aferindo corretamente a taxa de glicemia, colocando em risco a saúde dos pacientes.
Na decisão, a juíza Alessandra Mendes Spaldin determinou a suspensão imediata do fornecimento desses medidores pela empresa responsável, MC Farma Ltda. Uma perícia deve ser feita nos equipamentos, que começaram a ser distribuídos em janeiro deste ano.
Além disso, foi ordenado que a prefeitura de Ourinhos contrate a segunda colocada na licitação ou outra empresa de forma emergencial, garantindo a continuidade do serviço sem prejuízos para os pacientes.
Segundo os pacientes, os medidores indicam um índice alto de glicemia quando, na verdade, eles estão baixos e isso é um risco para quem tem diabetes, porque a pessoa precisa exatamente desse índice para saber se precisa ou não tomar insulina.
Um grupo de 60 pessoas teria sido prejudicado por essas falhas nos equipamentos e procurou o MP para denunciar a situação.
A prefeitura de Ourinhos informou que irá notificar a empresa sobre o cancelamento do contrato e a devolução dos aparelhos. Caso a segunda colocada não atenda em 15 dias, a terceira será chamada. Se nenhuma das duas atender, uma compra emergencial de novos aparelhos será realizada pelo Poder Executivo.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Justiça suspende medidores de glicose fornecidos pela prefeitura de Ourinhos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.