Inaugurado o Centro de Artesanato em Varpa


Aniversário do distrito foi comemorado com apresentação de Orquestra, bolo e revitalização da Praça 1º de Novembro. O aniversário de 101 anos do município foi celebrado
Prefeitura de Tupã/Divulgação
A comunidade de Varpa, em Tupã, proporcionou uma noite de festa aos visitantes que acompanharam as comemorações e a solenidade de inauguração do Centro de Artesanato “Neusa Pereira de Oliveira” e a entrega do monumento “Eu Amo Varpa”, instalado na Praça 1º de Novembro, totalmente revitalizada.
Os 101 anos de fundação do distrito foram festejados com apresentação da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”, um bolo de três metros de comprimento e a realização da tradicional FEIRART – a feira cultural de Varpa, que completou 10 anos.
O evento foi iniciado 17h com feira de artesanato e de suculentas e, se encerrou 22h. Teve também praça de alimentação e a distribuição de pipoca, algodão doce e brinquedos infláveis que divertiram as crianças.
Além dessas atrações, a Associação Sociocultural Turística dos Moradores de Varpa, através da presidente Márcia Félix, fez questão de enaltecer ao público a atleta Gabrielly Victoria – medalha de ouro no arremesso de peso na Copa Futuro realizada em Botucatu.
Os imigrantes também apresentaram números culturais. O pastor Benjamim e a esposa Zina Keidann cantaram “Dievs Milestiba”, enquanto Larissa Keidann e Dagmar Mekss recitaram a poesia “Nós Viajamos” de KalnuJekabs.
O Centro de Artesanato foi uma das conquistas
Prefeitura de Tupã/Divulgação
Os equipamentos
Os equipamentos entregues faziam parte de antigo anseio da comunidade local. É o caso do Centro de Artesanato que foi construído com recursos da ordem de R$ 400 mil oriundos do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos.
Já o vereador Eduardo Akira Edamitsu, o “Shigueru” destinou uma verba de R$ 100 mil para revitalizar a praça 1º de Novembro e a confecção e instalação do monumento “Eu Amo Varpa”.
O espaço reservado à exposição e comercialização do artesanato produzido em Varpa recebeu o nome da saudosa Neusa Pereira de Oliveira, por sugestão do vereador Antônio Alves de Sousa, o “Ribeirão”, pela expressiva atuação da homenageada em eventos relacionados à comunidade.
Dona Neusa, como era carinhosamente chamada pelos moradores, participava de todas atividades de iniciativa da Associação, cursos em parceria com o SENAR-SP, SENAC e SEBRAE para aperfeiçoar as técnicas de confecção de doces em conservas caseiras, ganhando projeção estadual no Projeto “Caminhos da Letônia” e por participação no Festival Gastronômico Sabor São Paulo em 2014.
O Projeto foi da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, promovido pela Revista “Prazeres da Mesa” – que mapeou pratos típicos de toda a região, entre eles, os de dona Neusa, falecida em 22 de julho de 2014, pouco antes de ter seu prato selecionado e divulgado na revista especializada.
Durante a cerimônia de inauguração do Centro de Artesanato e do monumento, o vereador Charles dos Passos lembrou que a FEIRART completava 10 anos de sua implantação no distrito e que havia aprovado no Legislativo uma moção de apoio aos expositores e ao subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches.
Os vereadores Eduardo Alexandre Sanchez, o “Du do Serv Festa” e Cristina Vicente dos Reis Fernandes, a “Prof Cris” também prestigiaram a inauguração.O presidente do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, Wagner Luques agradeceu a administração pelo esforço em dotar Varpa com os equipamentos que enaltecem ainda mais o diferencial turístico do distrito.
O monumento também foi inaugurado
Prefeitura de Tupã/Divulgação
Ranking
O prefeito Caio Aoqui lembrou que o DADETUR divulgou recentemente o ranking dos 70 municípios que ostentam o título de Estância Turística e Tupã ficou classificado em 19º lugar.
“O ranking nos coloca inclusive, à frente de cidades que possuem até praias, o que por si só despertam um grande interesse, mas o nosso trabalho foi coroado na demonstração e comprovação de que estamos no caminho certo, nos sustentamos e fomos bem colocados, quando muitos diziam que iriamos ser rebaixados para MIT – Município de Interesse Turístico. Com a manutenção do título, recebemos 10 vezes mais verba que os municípios classificados como MIT”, pontuou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.