Homenagens a Zumbi dos Palmares são previstas nas duas cidades. Confira as atividades. Zumbi dos Palmares é homenageado com programações no Dia da Consciência Negra
Pedro Celso Cruz de Souza/Wikimedia Commons
Nesta segunda-feira (20) é Dia da Consciência Negra, que passou a ser feriado estadual em SP neste ano. Para comemorar a data, Bauru e Jaú, no centro-oeste paulista, promovem atividades especiais.
Em Bauru, como parte da agenda do mês da Consciência Negra, nesta segunda tem homenagem a Zumbi dos Palmares, na Praça África, localizada na altura da quadra seis da avenida Nações Unidas.
O ponto alto do evento, com início previsto para às 15h, é a lavagem do Busto Zumbi dos Palmares com água de cheiro, simbolizando a importância do ancestral. Ainda haverá a apresentação do Ballet Bela Vista, Maculelê, com tambores, cantigas e pontos africanos.
Ao final, haverá o plantio da muda de Akoko (folha do reconhecimento), ritual com tecidos brancos em busca de paz, igualdade e respeito, culminando na roda de capoeira com Mestre Jesus e Cojak.
As atividades terminam com o Fórum Regional de Promoção da Igualdade Racial: ‘Caminhos para uma educação antirracista’, que será realizado no Unisalesiano, em Lins, no dia 25 de novembro, das 10 às 16h. O evento contará com a participação do CMCN de Bauru na organização, mesa redonda e apresentações culturais (tambores, quadros e declamações de poesias autorais de resistência).
Jaú
Em Jaú, são realizadas as atividades da terceira edição do Novembro Consciente. O evento faz parte do mês da Consciência Negra, movimento que marca a importância de discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país.
Confira a programação completa:
Segunda-feira (20)
Ato solene
Horário: 9h
Local: Monumento a Zumbi dos Palmares – rotatória no início da avenida Dr. Quinzinho
Samba Consciente – com Samba de Cosme + Grupo Viralizou
Horário: 16h
Local: Estação do Som – Estação Ferroviária
Terça-feira (21)
Palestra sobre liberdade religiosa
Horário: 19h30
Local: Câmara Municipal
Palestra sobre a ‘a liberdade religiosa e construção da cultura de paz no estado de São Paulo’ – com Robson Silva Ferreira, coordenador de políticas para a população negra do estado de São Paulo e Vânia Soares, secretária executiva e presidente do Fórum Inter-Religioso do estado de São Paulo
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Consciência Negra: Bauru e Jaú tem programação especial nesta segunda-feira
Adicionar aos favoritos o Link permanente.