‘Ao vivo e em cores’: projeto de universitários revitaliza escolas estaduais em Bauru


Iniciativa que envolve alunos da Unesp está com edital aberto para escolas interessadas. Escola Estadual Joaquim Rodrigues Madureira foi a última a receber o projeto. Ao vivo e em Cores: projeto de estudantes revitaliza escolas em Bauru
Cerca de 150 alunos de vários cursos da Unesp participaram neste mês de novembro de mais uma ação do projeto “Ao vivo e em cores”. É uma espécie de mutirão que vem deixando escolas e alguns locais públicos muito mais bonitos.
A iniciativa está com um edital aberto para outras escolas que estiverem interessadas em participar. As informações estão no perfil do projeto no Instagram.
A Escola Estadual Joaquim Rodrigues Madureira foi a mais recente a receber o projeto. O mutirão de universitários transformou o prédio e agora os estudantes vão ter muito mais cor nos dias letivos que ainda restam para esse ano.
Projeto é uma parceria da Unesp com escolas municipais de Bauru
TV TEM/ Reprodução
Parece outra escola, mas a pintura foi feita com base na história da instituição e gosto dos alunos. Tudo para os alunos se identificarem com as imagens vão fazer parte da rotina educacional.
O aluno Alessandro Inácio Salsa Júnior deu até uma mãozinha na revitalização. “Te alegra na hora do intervalo, acho que vai ajudar na energia dos alunos, dos funcionários, influencia bastante positivamente”.
O projeto deixou os ambientes mais agradáveis na escola. Mas a intenção não é só deixar tudo bonito. A iniciativa visa incentivar os alunos a cuidar sempre do espaço público, por isso é importante envolver os pais nesse processo também.
A dona de casa Cássia Regina de Araújo foi conferir como está ficando a escola da neta e ela tem uma relação especial com o prédio. “Eu estudei aqui, minha filha também e agora minha neta. Muito bom ver como ficou. Dá até vontade de voltar a ser criança para estudar aqui”, afirma.
Esse vínculo da comunidade com a escola é um resultado muito esperado com essa parceria.
Alunos se envolvem e participam da revitalização da escola em Bauru
Ao vivo e em cores/ Instagram/ reprodução
“Quem vem hoje à escola são os filhos dos pais que estudaram aqui e eles vêm conversar com a gente e sempre falam ‘estudei aqui em tal tempo e olha como está bonita a escola’. Então é um ganho muito significativo para a gente”, destaca o diretor Clóvis Garcia.
Em três anos o projeto sem fins lucrativos já transformou vários espaços públicos da cidade.
“A gente faz todo um processo de conversar com a escola e com o corpo docente para entender o que eles precisam, quais são as necessidades sociais da escola, estruturais e a gente faz todo uma atividade com o corpo docente e com os alunos da escola para entender o que eles querem com a revitalização da escola e incentivar esse sentimento de pertencimento”, explica a diretora do projeto, Amanda Bersan.
Além da revitalização, as turmas também levam um pouco dos trabalhos da universidade para dentro da escola. Os alunos aprendem técnicas de pintura, conhecem um pouco de mecânica também. É um dia para incentivar o interesse pelo aprendizado.
“É muito gratificante, é um momento muito especial que você realmente que está fazendo algo de diferente na vida daquela pessoa. A gente pode não estar mudando o mundo, mas está mudando o mundo de alguém. É um dia para a gente se divertir, se entregar mesmo”, afirma a estudante Marianna Montenegro.
Marianna é uma das estudantes da Unesp de Bauru que participa do projeto ‘Ao vivo e em Cores’
TV TEM/ Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.