Policiais militares salvam bebê de apenas 7 dias que engasgou com leite materno no interior de SP; vídeo


A avó da recém-nascida procurou a sede do 1º Pelotão da PM com a criança nos braços, que apresentava dificuldades na respiração. Caso foi registrado em Igaraçu do Tietê (SP). Policiais militares salvam bebê de apenas 7 dias que engasgou com leite materno
Uma bebê com apenas 7 dias de vida foi salva por policiais militares após se engasgar com leite materno, nesta terça-feira (19), em Igaraçu do Tietê (SP). O salvamento foi registrado por câmeras de segurança.
De acordo com a Polícia Militar, a avó da recém-nascida procurou a sede do 1º Pelotão da PM com a criança nos braços, que apresentava dificuldades na respiração, com os lábios arroxeados e rosto vermelho.
Dois cabos e 1° Tenente da Polícia Militar estavam do lado de fora do prédio do Pelotão, tomaram a criança no colo e iniciaram a manobra de Heimlich. (Veja abaixo como realizar o procedimento).
Ainda segundo a PM, mesmo após expelir o que aparentava ser leite, a criança não retomava os sentidos, o que levou a equipe a continuar o processo por quase cinco minutos até que uma quantidade maior de secreção saísse e a criança voltasse a apresentar os sinais vitais, podendo respirar e até conseguir chorar.
Depois de efetuado o desengasgo, a menina foi levada para o Pronto-Socorro de Barra Bonita (SP), junto com a avó. O quadro dela é estável.
Recém-nascida é salva por PMs em Igaraçu do Tietê
Câmera de Segurança/Reprodução
Como e por que fazer a manobra de Heimlich?
Fazer essa manobra é importante porque ela ajuda a desobstruir a traqueia.
A manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros para casos de asfixia causada por obstrução das vias respiratórias, como o engasgo. O procedimento é uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.
No caso de adultos, posicione-se por trás da pessoa e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.
Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica (veja localização abaixo).
A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
Localização da região epigástrica.
Domínio Público
O Ministério da Saúde orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Dica: se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar.
E em casos de engasgos com bebês?
Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.
🚨 O Ministério da Saúde lembra que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente, e os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
📽️📽️📽️ VÍDEO: Abaixo, confira reportagem do Fantástico que mostra como fazer a manobra de Heimlich em bebês, crianças e adultos:
Manobra de Heimlich: como aplicar para salvar vida durante engasgo
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.