Casal que pretende morar em todas as capitais do Brasil completa 2º ano do projeto e planeja viagens para 2024


Durante o ano de 2023, Fabiane Mercado e Gustavo Longo, de Bauru (SP), viveram em oito capitais. Casal passa as festas de ano no interior de SP e prevê retomar as viagens em fevereiro. Casal de Bauru pretende morar em todas as capitais do Brasil até o fim de 2024
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Arquivo pessoal
O casal de Bauru, no interior de SP, Fabiane Mercado e Gustavo Longo, que pretende morar em todas as capitais do Brasil completou neste ano de 2023 o segundo ano do projeto “Desbravando Capitais”. Neste ano, a publicitária e o profissional de TI viveram em oito capitais, sendo seis do Nordeste e duas da região Sudeste.
De “férias” da vida nômade neste fim de ano, o casal aproveita para passar as festas com a família em Bauru e também planejar o próximo ano de viagens, que deve se concentrar nas capitais do norte do país.
“Estamos finalizando alguns ajustes no planejamento, mas posso dizer que inclui Manaus/AM, Macapá/AP, Belém/PA, São Luiz/MA, Teresina/PI, Fortaleza/CE, e queremos encaixar Rio Branco/AC e Porto Velho/RO”, afirma Fabiana.
“Em 2024, vamos concluir a região nordeste e explorar mais a região norte do país. Pretendemos nos manter abertos a todas as experiências e remover quaisquer vieses, preconceitos ou ignorância que possamos ter a respeito desta parte do país”, planeja o casal.
Casal passou por várias capitais do Nordeste neste ano de 2023
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Arquivo pessoal
Desde o início da jornada, em janeiro do ano passado, em Florianópolis, capital de Santa Catarina, Fabiana e Gustavo já “desbravaram”, como eles mesmo descrevem a experiência, 16 capitais. Até janeiro, quando o g1 contou a história dos dois, eles já tinha passado por Palmas (TO), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Brasília (DF).
Nesse segundo ano de viagens, o casal viveu em Vitória (ES), Aracaju (SE), Recife (PE) Natal (RN), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG), nessa ordem e todas as viagens feitas de carro.
“O segundo ano do projeto foi ótimo. Vivenciamos 6 meses de praias nordestinas e tivemos gratas surpresas de regiões que não temos tanta referência em São Paulo e que são muito acolhedoras. Entre as múltiplas aventuras e desbravamentos, estivemos refinando os objetivos do projeto e como absorvemos as experiências.”
O casal conta que a ideia de viver realmente nas capitais, ali morar, trabalhar, já que a profissão de ambos permite o trabalho home office é poder vivenciar realmente o cotidiano das cidades, ir além das rotas turísticas, embora essas experiências também tenham feito parte do projeto.
“Em nossa jornada pelo Brasil, a missão é clara: desvendar as histórias, as tradições, o pulsar cultural e a essência do povo brasileiro, capital por capital. Embora o foco principal recaia sobre as capitais, algumas vezes conseguimos nos aventurar pelo interior. Nosso objetivo é transcender as narrativas convencionais encontradas em livros, músicas e jornais, preferindo ouvir diretamente os moradores locais compartilharem suas histórias e perspectivas sobre o cotidiano e os eventos que moldam suas vidas”, explicam Fabiana e Gustavo.
Durante as viagens, Fabiana e Gustavo buscam conhecer os moradores e costumes locais
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Arquivo pessoal
“Desbravando”
Nesse sentido, Fabiana e Gustavo procuram mergulhar em vários aspectos das cidades que vão desde a culinária, história e expressões culturais típicas de cada uma até os esportes praticados e as belezas naturais.
Adepta das corridas, Fabiana mudou o plano inicial de começar a jornada de 2023 por Belo Horizonte. A capital mineira acabou sendo a última do cronograma deste ano para que a publicitária pudesse participar da Volta da Pampulha, corrida realizada no dia 10 de dezembro.
Casal de Bauru na festa junina de Campina Grande
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Arquivo pessoal
E também nas festividades de Caruaru
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Arquivo pessoal
O casal aventureiro também aproveitou outros esportes durante a jornada como a canoagem em Vitória, mergulho em Porto de Galinhas, aula de surfe em Maceió, rapel urbano noturno em uma ponte em Belo Horizonte e ainda acompanharam um jogo do Cruzeiro no Mineirão.
Também puderam conferir as maiores festas juninas do país em Caruaru e Campina Grande e fizeram uma visita pelos bairros de Maceió que foram desocupados após o risco de afundamento por causa das décadas de mineração.
O casal busca equilibrar todas as descobertas com a rotina cotidiana e também compartilhar essa experiência nas redes sociais.
“Desbravar as capitais, esse é o nosso lema, mas entre a empolgação de explorar e o compasso frenético das nossas vidas cotidianas, há um desafio constante de manter o ritmo e o apetite pela descoberta. O equilíbrio entre os encantos das cidades e as demandas do trabalho, dos relacionamentos e dos projetos pessoais se torna uma verdadeira dança, onde cada passo requer precisão.”
Rapel noturno em Belo Horizonte
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Arquivo pessoal
Início do sonho
Bauruenses, Fabiana e Gustavo tiveram a oportunidade de morar por 10 anos na capital paulista para estudar e trabalhar.
Neste tempo, o sonho de atravessar os limites de territórios e conhecer outros lugares “gritava” no coração de ambos. Foi daí que nasceu o sonho do projeto.
“Sempre tivemos um espírito de desbravadores, de explorar a cidade, daquilo que ela nos proporciona, a cultura, o povo, e conhecer coisas diferentes. Como São Paulo é a maior cidade da América Latina, a gente entende que ela nos permite conhecer culturas de áreas mais ricas, mais pobres sem preconceitos”, lembram.
Desse espírito de desbravadores, cresceu recentemente a vontade de divulgar também o Brasil para os próprios brasileiros.
Fabiana participou da Volta da Pampulha em Belo Horizonte
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Arquivo pessoal
“O que começou como um diário de nossas próprias explorações agora ganhou o objetivo de fazer propaganda do Brasil para os brasileiros. O nosso país é lindo, de uma cultura fantástica e um povo muito acolhedor.”
Agora esse objetivo é que norteia as expectativas para continuidades do projeto em 2024.
“Vamos resgatar a riqueza que cada cidade oferece, vivenciar de forma autêntica cada descoberta, estabelecendo conexões genuínas com os moradores locais, absorvendo suas experiências e perspectivas. Por fim, compartilhar, através de nossos canais sociais, tudo o que aprendemos e vivenciamos, levando as nuances de cada cidade para pessoas de outras regiões.”
Veja mais fotos das viagens do casal:
Vista área de Belo Horizonte
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Arquivo pessoal
Registro da cidade de Salvador
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Arquivo pessoal
Registro das ruas de Maceió
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Arquivo pessoal
Casal na Serra do Cipó
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Arquivo pessoal
Farol da Barra em Salvador
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/ Arquivo pessoal
Casal com as malas prontas em mais uma mudança de destino
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/ Arquivo pessoal
Profissões do casal bauruense permitem o trabalho home office
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/ Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.