Projeto Óleo do Bem arrecadou mais de 100 mil litros de óleo de cozinha em 2023


Ao todo, 11.767 litros de óleo e gorduras residuais foram arrecadados. Se todo esse resíduo fosse descartado em ralos ou pias das residências, contaminaria mais de 2,7 bilhões de litros de água. Projeto Óleo do Bem arrecadou mais de 100 mil litros de óleo de cozinha em 2023
Divulgação
Mais de 100 mil litros de óleo arrecadados no projeto Óleo do Bem foram encaminhados para reciclagem em 2023. O projeto, que existe desde 2021, promove a coleta e a correta destinação do óleo de cozinha usado no interior de São Paulo.
Ao todo, 11.767 litros de óleo e gorduras residuais foram arrecadados. Se todo esse resíduo fosse descartado em ralos ou pias das residências, contaminaria mais de 2,7 bilhões de litros de água. Este volume de água preservado daria para encher mais de 1,1 mil piscinas olímpicas.
A quantidade de barras de sabão ecológico, feitas a partir do óleo usado, também contou com um número expressivo: 131 mil barras entregues para aqueles que levaram o óleo usado até os pontos do projeto.
Ao longo do ano, o Óleo do Bem esteve presente em 18 cidades do interior paulista e contou com mais de 580 pontos de troca de óleo de cozinha usado por barras de sabão ecológico.
Ao entregar o óleo usado nos pontos de coleta, cada litro doado vale uma barra de sabão ecológico de 200 gramas para uso na limpeza doméstica. Os pontos de coleta de óleo usado podem ser conferidos no site do projeto.
O Óleo do Bem é uma iniciativa do TEM+, em parceria com o Instituto Triângulo e com a Cerol Óleo Vegetal, e conta com o patrocínio do Óleo Vila Velha, Archer Daniels Midland (ADM), Sabesp e Águas do Brasil, e apoio do Governo do Estado de São Paulo, Cetesb, ACIRP, SAEV, diversas prefeituras e entidades, além da promoção da TV TEM.
Como tratar o óleo
O trabalho da equipe do Óleo do Bem começa com a implantação dos pontos de troca de óleo por sabão, treinamento dos voluntários e por rodas de conversa e palestras sobre os problemas causados pelo descarte do óleo usado em ralos, no solo ou no lixo e sobre como devemos tratar esse resíduo.
Confira dicas do que não fazer com o óleo usado:
Descartar o óleo usado no ralo da pia da cozinha, do banheiro ou no vaso sanitário;
Jogar água quente e detergente sobre a gordura que sobrou na panela e despejar no ralo da pia;
Descartar o óleo direto no solo ou lixo.
O óleo não dilui na água. Ele se transforma em uma espécie de cola residual, que contamina os lençóis freáticos, comprometendo o meio ambiente de forma irreparável. Ao ser jogado na pia, ele vai grudando nos canos e tubulação junto com restos de alimentos, causando entupimentos e atraindo ratos e baratas.
Ao ser descartado no solo ou no lixo, o óleo não passará por nenhuma tubulação, mas impermeabilizará o solo, podendo chegar aos lençóis freáticos e, ao se decompor, emitir gases poluentes.
Mas, então, o que fazer com o óleo usado?
Deixe o óleo esfriar;
Guarde em uma garrafa pet;
Quando completar a garrafa, leve até um ponto de coleta.
Em 2023, o projeto visitou as cidades de Alambari, Araçatuba, Assis, Botucatu, Campo Limpo Paulista, Fernandópolis, Itapetininga, Itapeva, Itatiba, Itupeva, Lins, Mirassol, São José do Rio Preto, São Roque, Tupã, Sarapuí, Votorantim e Votuporanga.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.