Saúde oferece atividades ao ar livre e gratuitas em pontos da cidade e nos distritos


Educadoras físicas do Pratique Saúde supervisionam grupos abertos à toda população. As atividades acontecem em diversos locais
Prefeitura de Tupã/Divulgação
Duas educadoras físicas de Tupã percorrem diversos pontos da cidade, de segunda a sexta-feira, ofertando exercícios orientados, essenciais para o bem-estar de pessoas em qualquer fase da vida. O projeto Pratique Saúde, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde, assegura o acesso a atividades gratuitas e com acompanhamento de um profissional especializado.
“É só você procurar o seu posto de saúde para saber onde acontece a atividade mais perto da sua casa, o horário e o dia que ela ocorre. O Pratique Saúde é aberto à população, sem restrição de idade, ou de problemas de saúde. Para que todos possam participar, a gente vai adequando o exercício às limitações da pessoa, buscando a melhora desse paciente e para fazer com que ele se sinta bem”, declara Nadya Giani Betti, uma das educadoras físicas do projeto.
A professora ressalta ainda que uma avaliação física é feita quando a pessoa entra no grupo, para entender os limites e as necessidades do novo integrante. Os participantes do projeto na Associação de Bairro do Jardim Marabá, por exemplo, começam a rotina de atividades com aquecimentos e alongamento às 7h30, toda segunda e quinta-feira.
Um dos pontos de atividades é o Jardim Marabá
Prefeitura de Tupã/Divulgação
Valdete Pereira Magalhães, de 49 anos, frequenta o Pratique Saúde há cerca de seis anos e diz sentir uma melhora significativa no funcionamento do organismo dela.
“A nossa turma já é bem antiga e sempre está chegando mais gente. Eu tinha bastante bronquite e depois que eu comecei a fazer, melhorei bastante. E quem começa não para mais, porque a gente vê que é muito bom mesmo”, afirma.
Já Maria Zilda marca presença no grupo das 9h, no Parque do Atleta.
“Fiz por uns quatro ou cinco anos, parei com problemas no joelho, mas teimei e voltei a fazer. Senti uma melhora de 70 a 80%, e a professora Erica (Lamberti) fala o que posso ou não fazer, ela é muito boa e legal, e a gente também faz amizades. Eu me sinto muito bem. Então, se você quer fazer alguma atividade, venha participar”, convida.
Os equipamentos públicos são usados pelos alunos no Parque do Atleta
Prefeitura de Tupã/Divulgação
Erica Leite Lamberti, educadora física da Secretaria de Saúde, ressalta que o acesso é de livre demanda, para homens e mulheres, com ou sem deficiência, sejam elas crianças, adolescentes, adultos ou idosos.
“Nas áreas abertas, usamos os aparelhos que tem na praça para exercício de remada ou elíptico, e levamos bambolês, pesos de mãos e pés, que são as caneleiras e alteres, tudo fornecido pela Secretaria de Saúde. O serviço é gratuito, é só chegar no local, que faremos a sua inscrição”, diz.
Confira a agenda completa:
Cronograma semanal do Projeto Pratique Saúde
Confira mais notícias de Tupã

Adicionar aos favoritos o Link permanente.