Secretaria de Segurança Pública afirma que já foi instaurado um inquérito para apurar conduta e que um dos envolvidos foi afastado em Bauru (SP). Caso foi registrado na última sexta-feira (18), durante o velório dos jovens que foram mortos durante intervenção policial. Policiais usaram cassetetes para conter as pessoas que estavam no velório em Bauru
Arquivo pessoal
Um dos policiais envolvidos em uma agressão contra mãe e irmão de um dos jovens que morreu baleado em uma intervenção policial durante velório é afastado pela Polícia Militar em Bauru (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirma que a Polícia Militar instaurou um inquérito para investigar a conduta dos envolvidos e que um dos agentes foi afastado das atividades operacionais.
Além disso, a SSP alega que a PM não compactua com excessos e a conduta dos policiais não condiz com as práticas da instituição. O caso segue em investigação.
A agressão aconteceu na última sexta-feira (18), após a morte de Guilherme Alves Marques de Oliveira, de 18 anos, e Luis Silvestre da Silva Neto, de 21, no Jardim Vitória.
Granada teria sido deixada no local durante protesto na última sexta-feira em Bauru
Arquivo pessoal
Conforme o registro policial, ao todo, os policiais efetuaram 27 disparos, sendo que um deles deu 15 tiros. Ainda segundo o boletim de ocorrência, os jovens teriam sido encontrados com pistolas de numeração raspada e uma mochila contendo porções de droga.
Vídeos gravados durante o velório dos dois jovens, que era realizado no mesmo lugar, no Cemitério Cristo Rei, mostram que pelo menos cinco policiais militares entraram no local e tentaram render o irmão de Guilherme, que estava com a mãe ao lado do caixão.
Ainda no vídeo, dá para ver que a mãe abraça o jovem na tentativa de impedir que ele seja levado pelos policiais. Os dois são agredidos com cacetete e em determinado momento, ela é empurrada e se choca contra uma pilastra do local.
As imagens ainda mostram que os policiais dão tapas no rapaz e o levam para fora da sala do velório, onde a mãe novamente tenta impedir que ele seja levado (Veja no vídeo abaixo).
Mãe e irmão de jovem morto durante ação policial são agredidos por PMs durante velório
LEIA MAIS
Mãe e irmão de jovem morto durante ação policial se envolvem em confusão e são agredidos por PMs no velório dele em Bauru; vídeo
Adolescente fica ferido após granada explodir em sua mão no interior de SP
Dois homens morrem em troca de tiros durante ação policial em Bauru
Após a agressão no velório, a população se reuniu para fazer um protesto por conta da morte dos jovens, e um adolescente encontrou uma granada durante a ação, quando a PM foi acionada para controlar a manifestação na Avenida Castelo Branco.
No domingo (20), o adolescente de 13 anos ficou ferido após o artefato explodir em sua mão, dentro de sua residência. De acordo com a SSP, a granada é de posse da Polícia Militar e o adolescente foi socorrido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM