Dia Nacional do Sauim-de-Coleira é comemorado nesta quinta-feira (24). Espécie é nativa da Amazônia e está em risco de extinção. Filhote nasceu nesta semana. Filhote nasceu na última segunda-feira no Zoo de Bauru e ainda fica bem próximo da mãe
Julia Pitta/ Divulgação
O Zoológico de Bauru comemorou nesta semana o nascimento de um filhote da espécie Sauim-de-Coleira. O pequeno primata, que pesa em média 500 gramas quando adulto, está situação crítica de ameaça de extinção e o Zoo de Bauru é uma das instituições que participa de um projeto de preservação dessa espécie.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Com intuito de divulgar essas ações, nesta quinta-feira (24) é comemorado o Dia Nacional do Sauim-de-Coleira. O primata é natural do estado de Amazonas e espécie endêmica na capital do estado, Manaus.
O Zoo de Bauru participa do programa de conservação da espécie fora de seu habitat natural por meio de uma parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Desde 2011, o zoo da cidade do interior de São Paulo tem o Sauim entre os animais que vivem no local e para melhor desenvolver as ações do projeto de conservação da espécie o setor de pequenos primatas e adequações para formar casais da espécie e possibilitar a procriação, como explica a diretora do Zoo, Samantha Pereira.
“O setor dos pequenos primatas passou por reformas e adequações, e voltou a parear a espécie este ano, seguindo as recomendações recebidas pela studbook keeper da Associação de Zoológico de Aquários do Brasil. O Zoológico recebeu em fevereiro de 2024 o macho oriundo do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, que foi pareado com a fêmea que vive no zoológico desde 2011, sendo o pareamento um sucesso, uma vez que originou o nascimento de um filhote.”
A zootecnista do Zoológico de Bauru, Cláudia Ladeira, é uma studbook keeper da espécie. Esses profissionais são importantes para as ações de conservação das espécies ameaçadas de extinção. Eles são responsáveis por estudar a população desses animais que vivem em cativeiro e possibilitar formas de desenvolvimento e procriação das espécies.
“Como studbook keeper eu sou responsável por gerenciar todos esses animais que estão em zoológicos criadores ou centros de conservação, identificando todos esses animais e mantendo o livro genealógico deles atualizado. Todos os animais que entram na cidade de Manaus e não tem condições de voltar para a natureza são destinados ao plano sob cuidados humanos e a partir daí eu, como studbook keeper, vou dizer o melhor local ou qual é o melhor pareamento para esse animal”, explica a zootecnista.
Zoológico de Bauru participa de projeto de conservação do Sauim-de-Coleira
Novo morador
O filhote nasceu na última segunda-feira (21) e ele e a mãe seguem em período de resguardo, portanto, ainda não podem ser vistos pelos visitantes do zoológico. De acordo com a diretora do zoo, essa não é primeira vez que um filhote de Sauim-de-Coleira nasce em Bauru, mas é o primeiro filhote desse casal que foi pareado esse ano.
Além do casal e o filhote, no local ainda há duas fêmeas da espécie que deverão ser destinadas a outras instituições para formação de novos casais.
“É de grande importância, o Zoológico de Bauru fazer parte do programa de conservação da espécie, uma vez que pode auxiliar na reprodução desses indivíduos geneticamente viáveis, além de poder proporcionar aos visitantes a possibilidade de conhecer esses animais que estão ameaçados, e são endêmicos da Floresta Amazônica, realizando um belo trabalho de educação ambiental envolvendo a espécie”, completa Samantha.
Veja mais fotos da mãe e do filhote Sauim:
Casal e o filhote Sauim do Zoológico de Bauru
Julia Pitta/ Divulgação
Filhote e mãe Sauim-de-Coleira no zoo de Bauru
Julia Pitta/ Divulgação
Filhote ainda está no período de resguardo no zoo de Bauru
Julia Pitta/ Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM