Clubes do Livro promovem encontros e incentivam a leitura no interior de SP: ‘Terapia em minha vida’


‘Elas’ e ‘Só Mais Um Capítulo’ ganharam adeptos que buscam ler, formar amigos e discutir sobre suas experiências literárias em Bauru (SP). Nesta terça-feira (29), é comemorado o Dia Nacional do Livro. Biblioteca Municipal de Bauru
Divulgação/ Ricardo Ursulino
Apesar de pesquisas mostrarem que a população brasileira adulta não vem comprando livros, existem muitos amantes do hábito de ler em Bauru (SP), que se reúnem mensalmente para discutirem sobre suas novas leituras e fazerem amigos por meio de Clubes do Livro.
Nesta terça-feira (29), é comemorado o Dia Nacional do Livro e os organizadores dos grupos ‘Elas’ e ‘Só Mais Um Capítulo’ compartilham como os encontros, que já possuem até lista de espera, ganharam adeptos na cidade e tem se tornado grande incentivadores de leitura entre adultos.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
🌷 ‘Elas’
Camila Corrêa e Paula Pinhão, idealizadoras do Clube do Livro ‘Elas’ em Bauru (SP)
Arquivo pessoal
Criado durante a pandemia e inspirado no Clube do Livro do Leandro Karnal e Gabriela Prioli, ‘Elas’ foi idealizado por Camila Corrêa e Paula Pinhão a fim de incentivar a leitura de mulheres para mulheres.
LEIA TAMBÉM
Livro de Machado de Assis faz americana viralizar no TikTok
Após americana viralizar com Machado de Assis, professores votam: qual é o melhor livro de cada estado brasileiro?
A ideia foi concretizada durante um café e o primeiro encontro reuniu 6 amigas, em 2022. Camila conta como o grupo foi especial desde o início: “A leitura era importante, mas não uma exigência, e a experiência era nossa principal meta.”
No ano seguinte, o clube passou para 20 leitoras, sempre com discussões regadas a café em um lugar confortável. Em 2024, o número de participantes dobrou, e Camila afirma que existe lista de espera para os próximos anos.
Clube do Livro ‘Elas promove a leitura de autoras femininas entre moradoras de Bauru (SP)
Arquivo pessoal
Para a idealizadora, que sempre encontrou no hábito da leitura um lugar de aconchego, os encontros são muito esperados pelas participantes e o impacto do clube sempre a emociona.
“Elas sempre relatam que esperam com muito carinho esse momento, que sempre saem renovadas e com a mente borbulhando. Além disso, elas se percebem umas às outras através das histórias de vida. Perdas e dores fazem parte, mas quando estamos em grupo seguro, algumas coisas ficam mais leves.”
A jornalista explica que são nove meses de Clube, começando em março e finalizando em novembro. As inscrições são abertas sempre em fevereiro, divulgadas através das redes sociais, e existe uma taxa para participar do grupo, que as idealizadoras utilizam para trazer mais benefícios aos membros.
📚 ‘Só Mais Um Capítulo’
Em 2019, Angélica Messias e Aline Planellas, com desejo de participarem de um grupo de leitura mas sem terem encontrado um em Bauru (SP), decidiram criar o ‘Só Mais Um Capítulo’ .
Com 7 participantes, os encontros eram exclusivamente para pessoas partilharem e incentivarem a leitura, e teve tanta adesão que hoje conta com 95 participantes. Para Aline, o grupo acaba se tornando algo além, com benefícios que não se resumem apenas aos livros.
“Além de ser uma terapia em minha vida, agrega muito em conhecimento, desde vocabulário, raciocínio, interpretações e expande muito a mente”.
Clube ‘Só Mais Um Capítulo’ surgiu na falta de grupos para discutir literatura em Bauru (SP)
Arquivo pessoal
Os encontros são para qualquer pessoa que goste de ler e que tenha mais de 18 anos disposta a conhecer novas pessoas e conversar sobre as obras. Os encontros ocorrem no último sábado do mês e, atualmente, vem sendo realizados com frequência na Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu.
Abrangendo desde terror até ficção, com autores nacionais e internacionais, o ‘Só Mais Um Capítulo’ se tornou um grande estímulo para leitura para Bauru (SP).
“Os debates nos fazem enxergar por outros ângulos, onde nossa mente vai se expandindo cada vez mais. Fora que as amizades que criamos dentro do clube são surreais. Temos uma procura muito grande de pessoas que acabaram de chegar na cidade, pessoas que querem conhecer outras com o mesmo gosto. ”
🌱 Cultivando o hábito
É essencial que exista o estímulo desde criança para que adultos se interessem pela leitura, e a Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu, em Bauru (SP), têm como missão fazer crianças, adolescentes, adultos e idosos brilharem os olhos ao verem as estantes cheias.
Para isso, o local recebe escolas públicas e particulares para visitas guiadas, contação de histórias, oficinas e teatros aos alunos do sexto ano, tudo de forma didática dentro da Biblioteca.
Além disso, a Secretaria de Cultura possui uma parceria com Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), que traz diversos eventos, como rodas de conversa com autores renomados, para a cidade.
(Reportagem publicada no ano passado, mostra o baixo índice de leitura entre os adultos, assista abaixo).
84% da população adulta do Brasil não comprou nenhum livro no último ano
*Sob a supervisão de Mariana Bonora
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.