Aluno vencedor de concurso do MPT uniu paixão pelo futebol e obstáculos para alcançar sonhos em desenho premiado: ‘Não podemos desistir’


Concurso desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho premia produções de alunos sobre o combate ao trabalho infantil. Estudante de escola municipal de Bauru (SP) foi vencedor na categoria desenho da etapa regional e, agora, disputa a etapa nacional. Aluno de escola municipal de Bauru vence etapa regional do Prêmio MPT na Escola
Uma bola no pé é brincadeira para muitas crianças, mas também o sonho de futuro profissional para tantas outras, como o estudante Ricardo Miranda Leite, de 11 anos, que está no quinto ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Bauru (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O menino uniu a paixão pelo futebol e a dificuldade que as crianças enfrentam para realizar seus sonhos em um desenho que foi o vencedor da etapa regional do concurso MPT na Escola, iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) que premia produções de estudantes sobre temas relacionados ao trabalho.
“Eu gosto muito de jogar bola. Então, o que eu pensei? Que poderia fazer o meu desenho como se fosse a criança que tem um sonho de ser jogadora de futebol, só que as pessoas não deixam ela seguir o sonho dela, acham que futebol não é profissão, que não vai dar certo, não vai dar dinheiro.”
“Queria passar que, mesmo se você está em uma parte difícil da sua vida, não podemos desistir do sonho, temos que continuar nele, porque um dia você vai chegar”, conta Ricardo, em entrevista ao g1.
O prêmio mobilizou estudantes de dez municípios do interior paulista, incentivando a produção cultural em escolas públicas.
Os participantes concorreram em quatro categorias – conto, desenho, música e poesia – divididas em dois grupos, sendo o primeiro para alunos do 4º e 5º anos, com foco no combate ao trabalho infantil, e o segundo para estudantes do 6º e 7º anos, voltado à aprendizagem profissional.
Dentro da temática do combate ao trabalho infantil, o desenho de Ricardo, que recebeu o nome de “Os Invisíveis”, ilustra a dificuldade que muitas crianças enfrentam para seguir seus sonhos (no caso, ser jogador de futebol) em situações de vulnerabilidade social (veja abaixo).
Desenho do Ricardo, aluno de Bauru, foi campeão na etapa regional do concurso
Prefeitura de Bauru/Divulgação
Etapa regional
Antes de chegar à etapa regional, o trabalho de Ricardo foi selecionado na etapa local, na qual concorreu com produções de outras escolas do município de Bauru. O desenho se destacou e, por fim, foi o vencedor da categoria na etapa regional e, agora, Ricardo vai representar a cidade na etapa nacional.
Durante o processo de criação do desenho, Ricardo e outros alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Thereza Tarzia” foram orientados pela professora e arte-educadora Daniela Cristina Derêncio, com apoio da coordenadora da escola, Natália Cristiane Valle; e da coordenadora da Área de Arte, Raisa Ariane Bonani.
Daniela explica, em entrevista ao g1, que trabalhou a temática nas salas de aula do quarto e quinto anos por meio de cartilhas disponibilizadas pelo projeto do MPT e incentivou os alunos a participarem do concurso.
“Essa iniciativa do MPT de proporcionar, de oportunizar nossas escolas e crianças a trabalhar com essa temática, a sonhar, a criar, mostrar ali o que está na cabecinha delas, com criatividade, é de extrema importância”, destaca.
Ator que foi para Miami com dinheiro da venda de balas investe em marca de pipocas artesanais para financiar filme
Sobre a premiação para o desenho do seu aluno, orgulhosa, Daniela reforça a importância do reconhecimento.
“Eu acho que eles deram uma visibilidade muito grande para o nosso aluno, para a nossa escola, para o nosso município. O Ricardo está muito feliz com tudo isso. Eu, como arte-educadora, também estou muito feliz, porque a gente sempre está ali falando para as crianças e, quando eles veem que tem alguém do meio deles que chegou lá, é muito bom, porque é algo mais palpável. É o nosso amigo, que está aqui na sala de aula, e ele conseguiu. Todos se sentem representados.”
A professora e arte-educadora destacou, ainda, a questão da representatividade entre todos os estudantes.
“Pegar em primeiro lugar na etapa regional foi muito especial para nós na escola. Até porque ele é um menino cheio de sonhos, um menino que a família apoia muito. Eu falei para ele que ele está representando todos os meninos e meninas da idade dele, que têm tantos sonhos.”
MPT na Escola
O Prêmio MPT na Escola busca conscientizar crianças e adolescentes sobre questões cruciais, como o combate ao trabalho infantil e a valorização da aprendizagem profissional, ao mesmo tempo em que incentiva a produção artística e literária.
Além de destacar o talento dos alunos, a iniciativa reconhece o esforço de educadores que atuam na prevenção dos direitos de crianças e adolescentes, integrando a arte e a cidadania ao ambiente escolar. Mais informações sobre o concurso podem ser conferidas no site do MPT.
Ricardo e a professora e arte-educadora Daniela
Prefeitura de Bauru/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.