Primeiro presépio foi montado em 2018, inspirado em uma foto viral tirada no Reino Unido. Seis anos depois, Alex Rosa, de Botucatu (SP), segue com a tradição natalina. Técnico de enfermagem cria tradição de montar presépio com cães de estimação em Botucatu (SP)
Fabio Custódio
Muitas famílias tem o costume de montar o presépio da Sagrada Família próximo ao Natal, compondo a decoração festiva junto com a árvore. No entanto, o técnico de enfermagem Alex Rosa criou uma tradição um pouco diferente e decidiu montar e fotografar o seu próprio presépio pet em Botucatu (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A inspiração da fotografia, conta Alex, foi de um presépio de cachorros feito no Reino Unido, que acabou viralizando na internet em 2018. Em entrevista ao g1 na época, ele conta sobre a primeira fotografia: “Durante a nossa conversa, meus amigos disseram que duvidavam que eu conseguisse fazer um presépio igual com os meus cachorros”, contou o técnico
Após o primeiro presépio, em 2018, Alex Rosa fez mais duas versões com seus cachorros
Arquivo pessoal
E o morador de Botucatu (SP) não apenas conseguiu reproduzir, como seguiu a tradição por mais dois anos, até precisar dar uma pausa na pandemia. Neste ano, uma nova versão foi elaborada, com o fundo improvisado no quintal de sua casa e reaproveitando os véus de cetim das outras edições para fazer o presépio canino.
“Esse ano a gente retomou para trazer essa simplicidade, mostrando o amor dos cães e simbolizando o presépio canino”, explica Alex Rosa.
O técnico de enfermagem conta que, desde sua infância, sempre teve um amor muito grande por cães e agora, na vida adulta, faz o possível para mimar e honrar seus cinco companheiros. “A foto simboliza toda a trajetória de Maria até chegar em Belém e ter o Salvador, e eles também são salvadores, pois nascem com um amor puro e verdadeiro”, ressalta.
Além do presépio pet, o técnico de enfermagem de Botucatu (SP) também fez um ensaio natalino com seus cães da raça Bulldogue
Fabio Custódio
Para que o clique fique perfeito, Alex explica que é preciso alguns petiscos para ajudar o fotógrafo, mas que os cães estão acostumados com fotos desde filhotes, já que o tutor adora fazer os registros, incluindo fez um ensaio natalino temático em estúdio neste ano (veja foto acima).
LEIA MAIS
Neta emociona avó de 102 anos ao presenteá-la com presépio negro no interior de SP: ‘Nunca se sentiu representada’
Para Alex, fazer as fotos é transmitir os verdadeiros valores da data, como a compaixão, o carinho e a simplicidade, e espera que a foto inspire todos para que seja um Natal diferente que, em sua visão, o mundo precisa.
Registro do primeiro presépio com cachorros de Alex Garcia, em Botucatu (SP) no ano de 2018
Arquivo pessoal/Alex Rosa
*Sob supervisão de Mariana Bonora.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: