Compras de fim de ano: Especialista dá dicas de como prevenir golpes digitais que são frequentes nesta época


Entre as recomendações de uma advogada especialista em direito digital estão acessar lojas oficiais dos sites, desconfiar de grandes descontos e habilitar segundo fator de autenticação. Cresce número de golpes durante as festas de fim de ano
O pagamento do 13º salário acarreta no aumento de movimentações financeiras e de compras online. Consequentemente, cresce a incidência de golpes digitais. Porém, antes de realizar qualquer tipo de aquisição, os consumidores devem estar atentos a algumas orientações.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Criminosos aproveitam a ocasião para aplicar fraudes por meio de promoções falsas, clonagem de contas e ataques em aplicativos.
A advogada especialista em crimes digitais, Emely Oliveira, alerta para os cuidados que os consumidores devem ter para não caírem nessas armadilhas.
Em entrevista à TV TEM, ela explica que uma das principais precauções é evitar clicar em anúncios de redes sociais, além de realizar pesquisas que ajudem a verificar qual é a procedência do site.
“Sempre acesse os aplicativos oficiais das lojas e nunca compartilhe códigos de confirmação que chegam por SMS ou e-mail”, orienta Emely.
Especialista dá dicas como prevenir golpes digitais que se intensificam com compras de fim de ano
Pexels
Em relação às compras de fim de ano, a advogada diz que é importante desconfiar de promoções exageradas. Isso pode ser um sinal de alerta.
“Descontos de 90% são sempre suspeitos. Recomendando que os consumidores comparem preços entre diferentes plataformas antes de realizarem qualquer compra”, pontua.
Por fim, a especialista também explica a importância de ficar atento às formas de pagamento, que também pode ser um dos indícios de crime.
“Os criminosos preferem pagamentos instantâneos, como PIX. Evite usar cartões de crédito ou boletos bancários”, conclui.
Comerciantes de Itapetininga apostam no e-commerce para driblar crise causada pelo coronavírus
Reprodução/TV TEM
Confira as principais dicas de segurança da especialista:
Acesse sempre os aplicativos oficiais das lojas e evite clicar em anúncios de redes sociais;
Nunca compartilhe códigos de confirmação recebidos por SMS ou e-mail;
Desconfie de promoções com descontos muito altos;
Compare preços entre diferentes plataformas antes de realizar a compra;
Evite pagamentos instantâneos, como PIX, especialmente em transações com pessoas físicas;
Sempre verifique as formas de pagamento oferecidas e opte por métodos seguros.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.