Gato gigante, festival hippie, show da Madonna no lar e fotos do céu: reveja histórias curiosas e inusitadas que marcaram 2024 em Bauru e Marília


Retrospectiva do g1 traz os fatos inusitados e as boas notícias que tiveram repercussão no ano que está acabando nas regiões de Bauru e Marília. Região centro-oeste paulista registrou histórias curiosas e inusitadas em 2024
Arquivo pessoal; Águasclarasfestival/Reprodução; Guilherme Bellini / Prof. Dr Rodolfo Langhi; Ponto Chic/Divulgação
Estamos nos despedindo de 2024 e o ano foi marcado por fatos curiosos e inusitados na região centro-oeste paulista. O g1 reuniu essas boas notícias, curiosidades e fatos engraçados que tiveram repercussão no ano nas regiões de Bauru e Marília (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
🐱 Gigante gentil
Tutores de Jaú acreditam ter maior gato do mundo
Arquivo Pessoal
Com 1,30 metros do nariz à ponta do rabo, o Xartruz tenta entrar para o Guiness como o maior gato do mundo. Os tutores do bichano, que moram em Jaú (SP), enviaram a documentação exigida pelo Livro dos Recordes em janeiro deste ano e ainda aguardam o resultado.
O gato é da raça maine coon e costumam ser maiores do que os felinos de outras raças. Os gatos dessa raça são bastante dóceis e podem chegar a custar R$ 12 mil. Enquanto aguarda o resultado do Guiness, o Xartruz faz sucesso nos concursos pelo país e nas redes sociais. (Confira aqui a reportagem completa).
Gato brasileiro tenta entrar para o Guinness Book como o maior do mundo
🎸🎼 Woodstock brasileira
Festival Águas Claras reunia público que buscava liberdades
Águasclarasfestival/Reprodução
Você já ouviu a falar do Festival de Águas Claras? Iacanga foi o palco deste evento nos anos 1970 e 1980 que é considerado a Woodstock brasileira e foi tema de um documentário – “O Barato de Iacanga”.
Em abril, Iacanga completou 99 anos, o g1 fez uma reportagem contando a história desse festival, com muitas semelhanças com o evento hippie ocorrido nos Estados Unidos, que agitou a pequena cidade de pouco mais de 11 mil habitantes em quatro edições a partir de 1975.
Tudo começou com uma ideia de evento cultural para reunir amigos e funcionários da fazenda da família de Antonio Checchin Junior, o Leivinha, e acabou reunindo mais de 10 mil pessoas em plena ditadura militar. A partir daí foram três edições do evento, sendo a última em 1984. (Saiba mais detalhes na reportagem completa).
Documentário ‘O Barato de Iacanga’ é exibido na cidade que recebeu festival
🎤👸🏼 Madonna no camarote do lar
Fernando teve que cancelar a ida ao show da Madonna após acidente em parque em Lençóis Paulista
Arquivo pessoal
Em agosto, milhares de fãs da cantora Madonna puderam acompanhar o show gratuito da Rainha do Pop direto das areias de Copacabana, no Rio de Janeiro. E esse era o objetivo do designer Fernando de Jesus Teixeira, mas um ato heróico para salvar uma cachorrinha acabou mudando os planos do bauruense.
Durante uma feira agropecuária, em Lençóis Paulista, Fernando acabou se ferindo com certa gravidade ao ser atingido por um brinquedo conhecido como “Kamikase”. E tudo aconteceu porque ele tentou salvar o animal de uma moça que estava no brinquedo e pediu que ele cuidasse da cachorrinha. As imagens do acidente ganharam o mundo e Fernando acabou viralizando com o desabafo de que não poderia mais acompanhar o show da diva.
Atualmente, ele ainda faz sessões de fisioterapia por conta da fratura que sofreu e uma das pernas e tem algumas limitações de movimento, mas está evoluindo no tratamento. O designer disse que trocou mensagens com a tutora da cachorrinha e que ela está bem também. (Confira aqui a reportagem completa).
Homem é atingido por brinquedo em parque de diversões ao tentar salvar cachorro
🪐💫 Registro do céu
Estudante da Unesp registra galáxia a 14 milhões de anos-luz da terra
Guilherme Bellini / Prof. Dr Rodolfo Langhi
Dois registros de fenômenos astronômicos chamaram a atenção neste ano. Um deles foi feito pelo estudante Guilherme Bellini, membro do Observatório de Astronomia da Unesp de Bauru. Ele fez o registro de uma galáxia que está a 14 milhões de anos-luz da Terra.
O registro foi feito no dia 12 de maio de 2024, em Paulistânia (SP). A baixa poluição luminosa do local, por conta da distância de grandes centros urbanos, permitiu a observação de um céu extremamente estrelado. A galáxia é famosa por sua região central, que abriga um buraco negro supermassivo que emite ondas de rádio e raios-X intensos, por isso é chamada de radiogaláxia.
Outro registro do céu que chamou a atenção foi feito pelo astrônomo amador Valter Eugênio Saia. Ele conseguiu capturar a imagem do “cometa do século” no céu de Marília.
O registro do C/2023 A3, cometa pode ser visto a olho nu no mês de setembro deste em todo o Brasil foi feito no dia 29. Para realizar o registro, Valter utilizou apenas uma câmera semiprofissional, o que o deixou surpreso pela riqueza de detalhes alcançada. (Saiba mais detalhes na reportagem completa).
Astrônomo amador registra ‘Cometa do Século’ no céu de Marília
Arquivo pessoal
🙏🏻 Oração inusitada
Coroinha de Botucatu (SP) viraliza nas redes sociais ao pedir oração pelo irmão
Arquivo pessoal
Era uma missa normal de domingo com a presença das crianças quando o coroinha Vinícius de Oliveira, de 11 anos, subiu no altar e fez um pedido de oração inusitado que viralizou nas redes sociais este ano.
O pequeno fiel foi até o sacerdote e pediu: “eu quero que você reze pelo meu irmão, que ele riscou a tela do meu celular e comeu creme da minha mãe”.
Foi o suficiente para arrancar risos do padre e também de todo o público que acompanhava a celebração no dia 21 de abril. O vídeo com esse trecho da missa foi compartilhado no perfil do Padre Gustavo Viaro Correa e da Paróquia Nossa Senhora Menina de Botucatu (SP) e em poucos dias acumulou milhões de visualizações. (Confira mais detalhes na reportagem completa).
Coroinha viraliza ao pedir oração inusitada pelo irmão em igreja de Botucatu
📚 QI de “milhões”
Mais inteligente que 99% das pessoas, mariliense de 6 anos é novo membro de sociedade de alto QI
Arquivo pessoal
Outra criança da região que se destacou em 2024 foi o Leonardo Oliveira, de Marília (SP). Com apenas 6 anos, ele foi aceito na Mensa, uma associação internacional que reúne as pessoas com inteligência acima da média, baseado em testes reconhecidos mundialmente. Os pais do menino contaram que ele começou a mostrar suas altas habilidades desde cedo.
Quando mal sabia pronunciar as primeiras palavras, com 1 ano e meio de vida, o pequeno “gênio” já juntava as letras que assistia na TV ou via em fachadas de lojas. O Q.I. médio do garoto é de 140, por isso ele se enquadra entre os 2% da população mais inteligente do mundo. (Confira aqui a reportagem completa).
Mariliense de 6 anos é novo membro de sociedade de alto QI
🥪 Sanduíche patrimônio
Sanduíche bauru é patrimônio cultural do estado de SP
Ponto Chic/Divulgação
Famoso em muitas lanchonetes do país, o sanduíche Bauru se tornou, em outubo de 2024, patrimônio cultural imaterial do município que deu nome ao lanche. A receita tradicional do sanduíche, que diferente da original criada por Casemiro Pinto Neto leva também o picles, foi registrada no livro de saberes, dessa forma ficam preservados os ingredientes e o modo de fazer, como se fosse uma espécie de “tombamento”, que acontece com os imóveis históricos.
A receita original, sem picles, também é citada no documento. O lanche foi criado no restaurante Ponto Chic, em São Paulo, pelo então estudante de direito, o bauruense Casemiro Pinto Neto, chamado de Bauru pelos colegas, daí a origem do nome do sanduíche nos anos 1930. O picles passou a compor a receita décadas mais tarde, nos anos 1950, sobre a influência de fast foods norte-americanos no país. (Saiba mais detalhes na reportagem completa).
Confira como é preparado o tradicional sanduíche bauru
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.