Ronaldo Correa (PODEMOS), eleito prefeito no primeiro turno, foi condenado em 2020 às penas de cassação do mandato e de inelegibilidade pelo prazo de oito anos. Dessa forma, os votos obtidos nas eleições deste ano foram invalidados. Ronaldo Correa (PODEMOS) teve os votos invalidados após vencer primeiro turno das eleições em Reginópolis (SP)
Cesar Culiche/TV TEM/Arquivo
O presidente da Câmara assume o cargo de prefeito de forma provisória em Reginópolis (SP). O candidato à reeleição, Ronaldo Correa (PODEMOS), recebeu a maioria dos votos para o executivo, mas teve o registro de candidatura negado por inelegibilidade.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Ao g1, Ronaldo Correia disse que respeita a decisão da Justiça e que deixa o governo com a “sensação de dever cumprido”.
Ronaldo foi condenado em 2020 às penas de cassação do mandato e de inelegibilidade pelo prazo de oito anos, com validade até 2028, por fraude à cota de gênero por meio de candidatura fictícia. Dessa forma, os votos obtidos nas eleições deste ano foram invalidados.
“Trabalhamos bastante e não tenho nenhuma acusação por corrupção, simplesmente pelo fato de que nós não conseguimos dar às mulheres mais votos do que a sociedade entendeu que elas deveriam ter”, afirma o candidato.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não detalhou se ele pode recorrer da última decisão ou se a cidade terá novas eleições. Com isso, na cidade, assumirá o presidente da Câmara, escolhido por votação entre os vereadores no dia 1º de janeiro de 2025.
Confira o resultado do primeiro turno:
Ronaldo Correa (PODE): 1.743 votos, 43,79% dos votos válidos
João Paulo (PSD): 1.678 votos, 42,16% dos votos válidos
Fernando Inácio (PL): 559 votos, 14,05% dos votos válidos
A eleição em Reginópolis teve 4.115 votos totais, o que inclui 40 votos brancos, 0,97% dos votos totais, e 95 votos nulos, 2,31%.
A abstenção foi de 650 eleitores, 13,64% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.
Veja a lista de vereadores eleitos:
Adriana Laera Teruel Lourenço – PODE
Alexandre de França Bernardino – REPUBLICANOS
Aline Barbosa da Silveira Bello – PSD
Fernanda Andrea Martins Negreiros – PL
Irineu Aparecido de Oliveira Amarins – PSD
Jefferson Augusto Rodrigues Buava – PL
Leonardo Barboza – PODE
Marta Ligia de Souza Roversi – MDB
Regina Araújo de Sousa Verissimo – PSB
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região