Em uma propriedade do centro-oeste paulista, além de serem cultivadas, as cabaças são usadas para criar peças religiosas. Artesã transforma cabaças em ‘santinhos’
TV TEM/Reprodução
Muito conhecida pelos artesões, a cabaça é uma trepadeira que dá frutos de diferentes tamanhos e que podem ser consumidos, mas, quando eles secam, viram matéria-prima para o talento de artesãos. Em uma propriedade do centro-oeste paulista, além de serem cultivadas, as cabaças são usadas para criar peças religiosas.
Elas se escondem do sol debaixo das folhas e crescem rápido. Em seis meses já estão no ponto de colheita. A plantação de cabaças não requer tantos cuidados. Uma fazenda em Mineiros do Tietê (SP) tem de todos os tamanhos.
Veja a reportagem exibida no programa em 23/04/2023:
Artesã transforma cabaças em ‘santinhos’
Primeiro nascem as flores e, depois de polinizadas, os frutos ganham vida. Para colher, tem a hora certa e algumas técnicas. O próximo passo é a secagem, que leva aproximadamente dois meses, e a casca fica dura.
O próximo passo é cortar a base. Depois, é só deixar no sol para secar e, aí sim, já estão prontos para serem usados. Um ateliê que fica na fazenda usa as cabaças para criar peças de artesanato há 16 anos.
Com a cabaça, a artista plástica cria a Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Silêncio, Santa Rita de Cássia, São Francisco de Assis, Nossa Senhora Aparecida. Os pedidos vêm de todas as partes do país, da Europa e também da Austrália.
VÍDEOS: reveja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Artesã transforma cabaças em ‘santinhos’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.