O mercado oferece diversos tipo de rações, com diferentes sabores e texturas, mas o tutor precisa estar atento à qualidade nutricional do alimento. Qual a melhor ração para o gato?
Freepik/Reprodução
Estar atento à alimentação do seu gatinho é um dos cuidados mais importantes para a saúde e crescimento do animal. Com tantas opções disponíveis no mercado, fica difícil escolher o alimento ideal para nosso amigo de quatro patas.
O g1 conversou com o veterinário Luís Felipe, de Itapetininga (SP), para explicar as diferenças entre opções de rações úmidas e secas, e o que levar em consideração na hora de comprar os produtos.
LEIA TAMBÉM
Obesidade em pets: especialista orienta sobre cuidados e tratamento da doença
Veterinária alerta para principais causas e sintomas de doenças renais em cães e gatos
Conheça os benefícios dos minerais orgânicos para a saúde do seu pet
Em alguns casos, explica Luís, a recomendação é misturar algumas rações para manter uma dieta balanceada ao “bichano”, assim é possível aproveitar os benefícios de mais de um tipo de alimentação. Cada forma de alimento, seca ou úmida, possui benefícios e requer atenção. Confira:
Ração úmida
De acordo com o veterinário, o consumo da ração úmida pode ser benéfico e atraente para os gatos, mas o tutor deve estar atento aos ingredientes do produto.
“A maioria dos gatos podem se alimentar de ração úmida, independentemente da idade ou estado de saúde. No entanto, é sempre importante consultar um veterinário para obter orientações específicas para o seu gato”.
Os tutores, recomenda Luís, podem optar por sachês com boas fontes de proteína, como carne vermelha ou peixes.
Petisco ajuda na hidratação dos gatos, destaca veterinário
Renato Pavarino/Arquivo pessoal
Segundo o especialista, o ideal é procurar pelas opções mais naturais possíveis, com menos subprodutos ou conservantes. Data de fabricação e validade também precisam ser conferidas ao escolher este tipo de alimentação.
Os sachês de ração úmida ajudam a manter os gatos hidratados, destaca Luís – o que é benéfico para os felinos, que naturalmente ingerem pouca quantidade de água ou àqueles que possuem problemas renais -, além disso, a textura macia e saborosa da ração costuma estimular a alimentação.
Gata com brinquedo que estimula a alimentação
Renato Pavarino/Arquivo pessoal
Ração seca
A ração seca é mais conveniente e econômica aos tutores, também sendo uma boa opção para atender as necessidades individuais de cada gato.
“Levando em consideração o bem-estar e a saúde do gato. A ração seca pode ajudar a promover a saúde dental, pois a mastigação dos grãos pode ajudar a remover o acúmulo de placas nos dentes”, explica o veterinário.
Luís ainda acrescenta que apesar dos fatores positivos, alguns gatos podem ter dificuldade em beber água quando se alimentam apenas da ração seca. Neste caso, a recomendação é misturá-la com um pouco da ração úmida, para facilitar a ingestão.
Segundo veterinário, a ração seca é mais econômica e mais fácil de armazenar
Geovanna Freitas/Arquivo pessoal
*Colaborou sob a supervisão de Matheus Arruda
Veja mais notícias na página especial Mundo Pet
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Qual é a melhor ração para o gato? Veterinário destaca benefícios de cada tipo de alimento
Adicionar aos favoritos o Link permanente.